Como fazer uma regra de três?

Como fazer uma regra de três?
Regra de três simples
- 1º) Construir uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência.
- 2º) Identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
- 3º) Montar a proporção e resolver a equação.
Como identificar uma regra de três?
A regra de três só pode ser usada quando as grandezas relacionadas forem proporcionais, ou seja, se uma delas aumentar ou diminuir na mesma proporção que a outra. Essas grandezas podem ser diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais.
Qual é a regra de três?
A Regra de Três é uma ferramenta simples, mas muito poderosa. Ela é utilizada para descobrir um valor desconhecido, que segue a mesma razão de outros já conhecidos. De maneira mais simples, trata-se de descobrir um quarto valor a partir de outros três – daí vem o nome da regra.
Como fazer regra de três em farmacologia?
Deste modo temos:
- 1 grama (g) é equivalente a 1000 miligrama (mg);
- 1 quilograma (kg) é equivalente 1000 gramas (g).
- 1 ml é equivalente a 20 gotas ou a 60 microgotas;
- 1 gota é 3 vezes maior que 1 microgota;
- 1 hora é equivalente a 60 minutos;
- 1 minuto é equivalente a 60 segundos.
Como identificar uma regra de três inversa?
Identifique se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais: As grandezas são inversamente proporcionais quando ao diminuirmos um valor em uma das grandezas, na outra aumenta proporcionalmente, e vice-versa; Já nas grandezas diretamente proporcionais ocorre o contrário das inversamente proporcionais.
Como saber se a regra de 3 é inversa?
– Se uma grandeza diminui e a outra também diminui, serão diretamente proporcionais; – Se uma grandeza aumenta enquanto a outra diminui, serão inversamente proporcionais; – Se uma grandeza diminui enquanto a outra aumenta, serão inversamente proporcionais.