adplus-dvertising

Quando é necessário a retirada do útero?

Índice

Quando é necessário a retirada do útero?

Quando é necessário a retirada do útero?

A histerectomia é, normalmente, indicada para mulheres com problemas graves na região pélvica, como o câncer de colo do útero em estágio avançado e o câncer nos ovários, infecções, miomas, hemorragias, endometriose grave ou prolapso uterino.

O que acontece com a retirada do útero?

Quando o útero é removido, a mulher não terá mais períodos menstruais e nem poderá mais engravidar. Se, no momento da cirurgia, a mulher tem entre 40 e 50 anos, os médicos preferem optar pelos benefícios da remoção de ambos os ovários para prevenir o câncer de ovário em vez da menopausa precoce.

Como é a recuperação da cirurgia de retirada do útero?

Cuidados depois da histerectomia

  1. Curativos – Manter a região da operação limpa, lavando-a com água e sabão de coco ou neutro. ...
  2. Sexo – Peça orientações ao médico antes de reiniciar as relações sexuais;
  3. Esforços – Por pelo menos três meses, evite carregar pesos, fazer exercícios e movimentos bruscos.

Quais os efeitos colaterais da cirurgia de retirada do útero?

Possíveis Efeitos Colaterais. Qualquer tipo de histerectomia resulta em infertilidade. As complicações são raras, mas podem incluir hemorragia, infecção na cicatriz e problemas urinários ou intestinais. A histerectomia não altera a capacidade de uma mulher de sentir prazer sexual.

É possível remover o útero?

A histerectomia é a remoção cirúrgica do útero, que também pode incluir a retirada das trompas adjacentes e do ovário. O procedimento pode ser usado como medida preventiva ou como recurso para amenizar os avanços no câncer de colo de útero.

Quais os sintomas depois de uma cirurgia de histerectomia?

Após a cirurgia para retirada do útero, também chamada de histerectomia total, o corpo da mulher sofre algumas alterações que podem influenciar sua saúde física e mental, desde alterações na libido até mudanças bruscas no ciclo menstrual, por exemplo.

Quando é aconselhável a retirada do útero?

  • Saiba mais em: Quando é aconselhável a retirada do útero? Qual é o tempo de repouso após a histerectomia? Após a histerectomia, a paciente deve permanecer em repouso relativo durante pelo menos 3 meses. O repouso é relativo porque as atividades diárias que não exigem esforço são permitidas.

Como a mulher sofre com a retirada do útero?

  • Após a cirurgia para retirada do útero, também chamada de histerectomia, o corpo da mulher sofre algumas alterações que podem influenciar sua saúde física e mental, desde alterações na libido até mudanças bruscas no ciclo menstrual, por exemplo.

Qual o tempo de recuperação da cirurgia de retirada do útero?

  • O tempo de recuperação da cirurgia de retirada do útero vai depender do tipo de procedimento que você fez, podendo variar de uma a oito semanas. O médico vai dizer quando você pode voltar ao trabalho e às atividades diárias. Durante a recuperação, é importante tomar alguns cuidados:

Como funciona a cirurgia de retirada do útero por videolaparoscopia?

  • Na cirurgia de retirada do útero por videolaparoscopia o abdômen é acessado por meio de pequenos cortes e uma pequena câmera para visualização interna. Já nos procedimentos mais modernos, além da câmera, são empregues braços mecânicos para manipulação local, que fornecem grande precisão ao cirurgião.

Postagens relacionadas: