O que é necessário para colocar DIU?
Índice
- O que é necessário para colocar DIU?
- Quantos anos pode colocar o DIU?
- Quais exames tem que fazer antes de colocar DIU?
- Pode ter relação antes de colocar o DIU?
- Quando se coloca o DIU?
- Como é feita a colocação do DIU?
- Quais cuidados antes de inserir o DIU?
- Qual o custo de um DIU?
- Quando deve ser inserido o DIU durante a cirurgia?
O que é necessário para colocar DIU?
Para inserção do DIU de cobre não é necessário nenhum exame laboratorial e de imagem. Se a paciente não tiver sintomas ginecológicos (dor pélvica, sangramento uterino anormal, dor na relação, corrimento, etc) apenas a história clínica e o exame físico bastam.
Quantos anos pode colocar o DIU?
O Dispositivo Intrauterino (DIU) pode ser colocado a partir de, pelo menos, dois anos após a primeira menstruação.
Quais exames tem que fazer antes de colocar DIU?
Antes de inserir o DIU, o ginecologista faz uma avaliação do histórico médico da paciente e realiza exames para verificar as condições clínicas e físicas, tais como o ultrassom transvaginal, a avaliação quanto à presença de doenças sexualmente transmissíveis e a existência de gravidez.
Pode ter relação antes de colocar o DIU?
Não há restrição de relação sexual antes de colocar o DIU. Você e seu médico só devem ter a certeza de que você não está grávida!
Quando se coloca o DIU?
A colocação do DIU pode ser feita em qualquer período do ciclo menstrual, no entanto é mais recomendado que seja colocado durante a menstruação, que é quando o útero encontra-se mais dilatado.
Como é feita a colocação do DIU?
- A colocação do DIU geralmente é feita pelo médico no próprio consultório. Antes de inserir o dispositivo intrauterino, o médico limpa o colo do útero com uma solução antisséptica, a seguir, através da vagina, é introduzido até o útero um tubo de plástico contendo o DIU.
Quais cuidados antes de inserir o DIU?
- Cuidados antes da colocação. Antes de inserir o DIU, o ginecologista faz uma avaliação do histórico médico da paciente e realiza exames para verificar as condições clínicas e físicas, tais como o ultrassom transvaginal, a avaliação quanto à presença de doenças sexualmente transmissíveis e a existência de gravidez.
Qual o custo de um DIU?
- Existem somente dois tipos de DIU, hormonal e o de cobre (não-hormonal). As 5 marcas mais conhecidas de DIUs são: ParaGard, Mirena, Kyleena, Liletta e Skyla. O custo de um DIU pode ir de R$ 200 (de cobre) a R$ 700 (hormonal).
Quando deve ser inserido o DIU durante a cirurgia?
- O momento mais indicado para a colocação do DIU é 10 minutos depois da expulsão da placenta. Mas, também pode ser inserido em outro momento nas 48 horas depois do parto. Passado este tempo deve-se aguardar, pelo menos umas 4 semanas. No caso da cesariana, o DIU deve ser inserido durante a cirurgia.