Quando se pode pedir a guarda compartilhada?
Índice
- Quando se pode pedir a guarda compartilhada?
- Como faço para entrar com pedido de guarda compartilhada?
- Quais são as vantagens e desvantagens da guarda compartilhada?
- Qual a idade mínima para guarda compartilhada?
- Quando deixará de ser aplicada a guarda compartilhada?
- Qual a importância da guarda compartilhada?
- Por que a Guarda Compartilhada é acolhida?
- Por que a guarda compartilhada prevalece?
Quando se pode pedir a guarda compartilhada?
A guarda compartilhada pode ser requerida não somente em ação de divórcio, mas também em ação autônoma de separação, de dissolução de união estável ou em medida cautelar.
Como faço para entrar com pedido de guarda compartilhada?
O pedido deve ser feito ao juiz por meio de uma ação requerendo a guarda compartilhada. Se não tiver condições de arcar com um advogado, é possível procurar a Defensoria Pública. O juiz poderá modificar a guarda se houver comprovação de que o pai também pode arcar com as necessidades da criança.
Quais são as vantagens e desvantagens da guarda compartilhada?
Uma vantagem é o fim das divergências sobre a regulamentação de visitas, bem como da ausência daquele pai ou mãe que não tem a guarda. Os horários de visita e os períodos de férias são mais flexíveis. Impede ainda que a criança permaneça por um tempo em cada casa.
Qual a idade mínima para guarda compartilhada?
Não existe idade mínima para que a guarda compartilhada seja aplicada. Desde modo, mesmo que se trate de um bebe recém nascido, o pai terá direito de exercer a guarda compartilhada com a mãe, ou vive-versa.
Quando deixará de ser aplicada a guarda compartilhada?
- Nesse sentido, já se manifestou o Superior Tribunal de Justica que: “A guarda compartilhada somente deixará de ser aplicada quando houver inaptidão de um dos ascendentes para o exercício do poder familiar, fato que deverá ser declarado, prévia ou incidentalmente à ação de guarda, por meio de decisão judicial”.
Qual a importância da guarda compartilhada?
- Sem dúvida alguma, a guarda compartilhada é uma ferramenta que vem a dar efetividade à pessoa humana e à família. Uma grande conquista para a sociedade .
Por que a Guarda Compartilhada é acolhida?
- Mas, se essa convivência prejudicar o menor, a guarda unilateral - em que apenas um dos genitores fica responsável pela criança - será acolhida. Vale lembrar que a guarda compartilhada não é o direito de participar da vida do filho - é dever.
Por que a guarda compartilhada prevalece?
- Se o juiz entender que ambos têm condições de chegar a consensos amigáveis, a guarda compartilhada prevalecerá. Mas, se essa convivência prejudicar o menor, a guarda unilateral - em que apenas um dos genitores fica responsável pela criança - será acolhida.