O que ocasionou a primeira e a segunda diáspora na história da Grécia antiga?
O que ocasionou a primeira e a segunda diáspora na história da Grécia antiga?
Durante a Primeira Diáspora Grega as invasões dórias e as condições climáticas ocasionaram em uma saída em massa da Hélade. As invasões eram constantes à época, e os povos indo-europeus como os aqueus, os jônios, os eólios e os dórios, por meio de invasões, formaram a sociedade grega.
O que causou a segunda diáspora grega?
A segunda diáspora grega ocorreu devido à necessidade da população acarretar comunidades gentílicas de procurar novos solos férteis para cultivo, expandindo-se para áreas da península itálica e do Mar Negro.
O que foram a primeira e a segunda diásporas gregas?
A Primeira Diáspora Grega foi o processo que marcou o colapso da civilização micênica. Ocorrida no Século XII antes de Cristo, foi motivada por invasões dos povos dóricos e espalhou os povos gregos por diversas ilhas no Mediterrâneo e no Mar Egeu, fundando novos povoamentos nas regiões.
Por que as diásporas foram importantes para a formação da Grécia?
Tais comunidades foram voltadas para o desenvolvimento de atividades agrícolas e a exploração coletiva das terras. Em período de tempo relativamente curto, o desenvolvimento dessas comunidades promoveu um incremento populacional que acabou abrindo caminho para diversas disputas pelo controle das terras cultiváveis.
O que vem a ser diáspora?
Dispersão de um povo ou de uma comunidade ou de alguns dos seus elementos.