O que é hemólise e como evitar?
Índice
- O que é hemólise e como evitar?
- O que é hemólise e quais os procedimentos na pré e pós coleta para que esta seja evitada?
- Qual a causa da hemólise?
- Qual o objetivo da coleta de gasometria arterial e qual a técnica para esta coleta?
- Quais são os sinais da hemólise?
- Quais exames podem ser afetados pela hemólise?
- Por que a hemólise pode provocar anemias hemolíticas?
- Como a hemólise influi no resultado dos exames?
O que é hemólise e como evitar?
O que é a hemólise? A hemólise é a destruição prematura das hemácias por rompimento da membrana plasmática, que resulta na liberação de componentes intracelulares como a hemoglobina.
O que é hemólise e quais os procedimentos na pré e pós coleta para que esta seja evitada?
1 - Hemólise É a ruptura de hemácias com o extravasamento dos constituintes intracelulares para o soro ou plasma, pode ocorrer na demora ou dificuldade no procedimento de coleta, ou quando o sangue é armazenado em baixa temperatura ou até mesmo congelado.
Qual a causa da hemólise?
Existem dois tipos de causas de hemólise: a que ocorre in vivo, decorrente de doenças sanguíneas (congênitas, adquiridas ou por iatrogenia), baseados em mecanismos extra ou intravasculares.
Qual o objetivo da coleta de gasometria arterial e qual a técnica para esta coleta?
A gasometria arterial é um exame indicado para avaliação do distúrbio do equilíbrio ácido-base, da oxigenação pulmonar do sangue arterial e da ventilação alveolar.
Quais são os sinais da hemólise?
- Icterícia e esplenomegalia são sinais dessa patologia, que pode ser hereditária ou adquirida. Em casos de hemólise grave, podem ser necessárias transfusões de sangue. A hemólise pode provocar um aumento da produção de eritropoetina, que age na medula e estimula a maturação dos eritroblastos.
Quais exames podem ser afetados pela hemólise?
- Como o material liberado na ruptura da hemácia é vermelho, o plasma, usado para fazer a maioria dos exames, também fica vermelho, podendo ficar levemente avermelhado ou uma coloração forte, e os materiais que saíram do interior da hemácia, podem interferir na realização de vários exames. Quais exames podem ser afetados pela hemólise?
Por que a hemólise pode provocar anemias hemolíticas?
- A hemólise pode provocar um aumento da produção de eritropoetina, que age na medula e estimula a maturação dos eritroblastos. Isso faz com que reticulócitos (hemácias imaturas) sejam lançados no sangue e é por esse motivo que as anemias hemolíticas são também chamadas de hiperproliferativas.
Como a hemólise influi no resultado dos exames?
- A hemólise in vitro pode influenciar no resultado de alguns exames. Pesquisas comprovam que pequenas taxas de hemólise podem reduzir os valores de exames de glicemia de jejum e alterar a atividade sérica de LDH. Sendo assim, é essencial que as coletas sejam feitas de maneira adequada para que a qualidade dos exames seja satisfatória.