adplus-dvertising

O que avaliar no exame físico da gestante?

Índice

O que avaliar no exame físico da gestante?

O que avaliar no exame físico da gestante?

No exame físico, são indispensáveis os seguintes procedimentos: avaliação nutricional (peso e cálculo do IMC), medida da pressão arterial, palpação abdominal e percepção dinâmica, medida da altura uterina, ausculta dos batimentos cardiofetais, registro dos movimentos fetais, realização do teste de estímulo sonoro ...

Para que serve o exame físico céfalo caudal em gestantes o que podemos observar durante o mesmo?

Essa avaliação permite acompanhar a evolução do ganho de peso durante a gestação e examinar se esse ganho está adequado em função do estado nutricional da gestante no início do pré-natal. É de extrema importância o registro do estado nutricional tanto no prontuário quanto no cartão da gestante.

Qual a importância de realizar o exame físico na gestante durante consultas no período do Pré-natal?

É importante que em todas as consultas de pré-natal o profissional de saúde verifique o peso e a pressão arterial da gestante, e se a sinal de inchaço ou edema. A partir da 12 semana de gestação o profissional de saúde deverá medir a barriga da gestante e ouvir os batimentos do coração do bebê.

Como avaliar uma grávida?

A maioria dos obstetras recomenda pelo menos um exame de ultrassom durante a gestação, idealmente entre a 16ª e a 20ª semana, quando a DPP ainda pode ser confirmada com bastante exatidão e é possível avaliar a localização da placenta e a anatomia fetal.

Qual é a importância do exame físico na gestante?

Com relação ao exame físico do abdome, é possível verificar anormalidades fisiopatológicas por meio de técnicas de inspeção, percussão, palpação e ausculta. Em referência ao estudo em questão, o índice de exame do abdome foi avaliado, o que condiz com a importância desse procedimento para as gestantes.

Quais exames laboratoriais realizados no Centro obstétrico?

Componentes da avaliação pré-natal de rotina
TipoConsulta inicialConsulta de acompanhamento
Testes cervicaisTeste cervical de Papanicolau
Exame de urinaCultura de urina
Proteína urinária e determinação de glicoseX
Outros testesTriagem para tuberculose (se houver risco)

Qual o objetivo do exame físico na consulta de enfermagem?

O Exame Físico, etapa relevante para o planejamento do cuidado do enfermeiro, busca avaliar o cliente através de sinais e sintomas, procurando por anormalidades que podem sugerir problemas no processo de saúde e doença.

Qual o exame físico para a gravidez?

  • Exame físico: Gestante. É obrigação do obstetra na primeira consulta avaliar os principais aparelhos e sistemas orgânicos a fim de detectar doenças que poderão ser agravadas no curso da gravidez. Assim, a observação da marcha, avaliação do turgor cutâneo, elasticidade da pele, etc. Deve-se realizar o exame físico geral cefalo-caudal.

Qual a importância do exame físico gestante na consulta do enfermeiro?

  • Lima LFC, Davim RMB, Silva RAR da et al. Importância do exame físico à gestante na consulta… Português/Inglês Rev enferm UFPE on line., Recife, 8(6):1502-9, jun., 2014 15-8963 DOI: 10.5205/reuol.5876-50610-1-SM.0806201407 IMPORTÂNCIA DO EXAME FÍSICO DA GESTANTE NA CONSULTA DO ENFERMEIRO

Quando devem ser feitos os exames de gestação?

  • Esses exames devem ser feitos no primeiro trimestre e repetidos no segundo e/ou no terceiro trimestre de gestação, de acordo com a orientação do obstetra.

Por que o médico deve ser avaliado durante a gravidez?

  • Além disso, no caso da mulher ser portadora de alguma doença infectocontagiosa crônica, como o HIV, por exemplo, é importante que o médico faça o acompanhamento frequente do vírus no organismo e ajuste nas doses dos medicamentos, por exemplo. Assim, as principais infecções que devem ser avaliadas nos exames durante a gravidez são:

Postagens relacionadas: