Como avaliar os pulsos arteriais?
Índice
- Como avaliar os pulsos arteriais?
- Como descrever pulso?
- O que é pulso capilar?
- O que é o pulso distal?
- Quais são os pulsos a serem Palpados na avaliação cardiovascular?
- Como palpar pulso radial?
- Quais são as variáveis que posso analisar no exame do pulso?
- Como aumentar a intensidade do pulso?
- Qual a justificativa desse tipo de pulso?
- Como fazer o exame do pulso arterial bem feito?
Como avaliar os pulsos arteriais?
De maneira bem simples, o que devemos avaliar no exame do pulso é o ritmo, a frequência, a intensidade e a forma. O ritmo e a frequência são melhores avaliados no pulso radial, podendo ser realizada a palpação com o dedo indicador ou com o indicador e dedo médio.
Como descrever pulso?
Conceito: PULSO é a expansão e contração alternada de uma artéria após a ejeção de um volume de sangue na aorta com a contração do ventrículo esquerdo.
O que é pulso capilar?
Pulsação dos capilares observada no leito ungueal, e que se torna alternadamente vermelho, durante a sístole cardíaca, e branco durante a diástole. É indicativo de insuficiência aórtica.
O que é o pulso distal?
O rádio é o maior dos dois ossos que formam o antebraço. A extremidade no sentido do punho é chamada de extremidade distal. Fraturas do rádio distal ocorrem quando a área do rádio próxima ao punho se quebra. As fraturas distais do rádio são muito comuns.
Quais são os pulsos a serem Palpados na avaliação cardiovascular?
É recomendável a palpação dos pulsos superiores, o radial e o braquial, e dos inferiores pedioso, poplíteo e tibial posterior.
Como palpar pulso radial?
Utilizar as polpas digitais dos dedos indicador e médio sobre a artéria radial com o polegar delicadamente no dorso do punho da paciente, variando a força de compressão até obter-se impulso máximo (Figura 1). Realizar a contagem das pulsações durante um minuto inteiro, após avaliação das características do pulso.
Quais são as variáveis que posso analisar no exame do pulso?
- QUAIS SÃO AS VARIÁVEIS QUE POSSO ANALISAR NO EXAME DO PULSO ARTERIAL? De maneira bem simples, o que devemos avaliar no exame do pulso é o ritmo, a frequência, a intensidade e a forma do mesmo. O ritmo e a frequência são melhores avaliados no pulso radial, podendo ser realizada a palpação com o dedo indicador ou com o indicador e dedo médio.
Como aumentar a intensidade do pulso?
- A hipertensão arterial também pode aumentar a intensidade do pulso, porém geralmente é um pulso mais sustentado do que nas condições hiperdinâmicas. Estas condições, ou seja, o pulso céler, é um pulso de ascensão rápida e pode ter duração diminuída.
Qual a justificativa desse tipo de pulso?
- Uma das justificativas desse tipo de pulso é o aumento do retorno venoso durante a inspiração, com maior distensão do ventrículo direito, dificultando o enchimento do ventrículo esquerdo. – Carótidas: estas devem ser palpadas delicadamente, na borda anterior do músculo esternocleidomastóideo com o indicador e dedo médio.
Como fazer o exame do pulso arterial bem feito?
- Como falei anteriormente, o exame do pulso arterial bem feito pode nos dar informações suficientes a ponto de suspeitarmos de alguma patologia ou até mesmo descartá-la, economizando tempo e dinheiro, deixando de pedir algum exame complementar desnecessário. Ou até mesmo poupando o paciente de algum possível efeito adverso de determinados exames.