adplus-dvertising

O que deve ser comunicado ao COAF?

Índice

O que deve ser comunicado ao COAF?

O que deve ser comunicado ao COAF?

Devem ser comunicadas ao COAF todas as operações e propostas mencionadas no artigo 11 da Lei nº 9.613, de 1998, observadas as orientações contidas nos normativos específicos emitidos pelos órgãos reguladores das respectivas pessoas físicas e jurídicas sujeitas à referida Lei.

Quem precisa declarar COAF?

Profissionais e organizações contábeis terão até o dia 31 de janeiro de 2021 para comunicar ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) a não ocorrência, em 2020, de operações suspeitas de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo.

Qual o valor de operações realizadas em espécie que devem ser compulsoriamente comunicadas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras Coaf?

§ 2º A comunicação da operação ou situação suspeita ao Coaf deve ser realizada até o dia útil seguinte ao da decisão de comunicação. III - a solicitação de provisionamento de saques em espécie de valor igual ou superior a R$50.000,00 (cinquenta mil reais) de que trata o art. 36. Parágrafo único.

Quando deve ser feito o cadastro no Coaf?

  • O cadastro no COAF é realizado simultaneamente à habilitação no SISCOAF. 3) Quando deve ser feito o cadastro no COAF? O cadastramento no COAF deve ser realizado na data de constituição da empresa ou do registro profissional, ou imediatamente, no caso de empresas já existentes, conforme disposto no inciso IV do artigo 10 da Lei nº 9.613, de 1998.

Como acessar o site do Coaf?

  • É possível consultar a situação de habilitação no site do COAF por meio do endereço www.coaf.fazenda.gov.br. Após acessar o site, selecione a opção “Pessoas Obrigadas” localizada no menu vertical à esquerda da tela. A seguir, clique sobre “Consulta Pessoas Obrigadas”. D) Cadastro no COAF 1) Quem deve se cadastrar no COAF?

Quem é o “responsável” perante o Coaf?

  • Essa pessoa também desempenha o papel de administrador do SISCOAF, incumbindo-se da criação e manutenção dos demais usuários e atualização das informações da instituição. É vital que os dados do “Responsável” estejam sempre atualizados no SISCOAF. 2) Quem pode ser o “Usuário Responsável” perante o COAF?

Quais as comunicações recebidas pelo COAF?

  • O COAF informou que, desde que o provimento entrou em vigor, em fevereiro deste ano, já havia recebido mais de 70 mil comunicações de atividades suspeitas. Contudo, os participantes do workshop ressaltaram a importância da análise cuidadosa dos casos, para que não fossem enviadas informações desnecessárias aos COAF.

Postagens relacionadas: