O que é SPED Fiscal e para que serve?
O que é SPED Fiscal e para que serve?
O SPED fiscal é um processo de escrituração digital da Receita Federal, chamado também de EFD (Escrituração Fiscal Digital), que determina que os contribuintes enviem as informações sobre ICMS e IPI. Em outras palavras, ele é a digitalização de todas as informações de interesse do fisco com os seus contribuintes.
Quais são os subprojetos do SPED fiscal?
- Para realizar essa missão o Projeto foi dividido em subprojetos, e um deles é o SPED FISCAL ou EFD: A EFD (Escrituração Fiscal Digital) é conhecida como Sped Fiscal. Ele é um arquivo digital que informa todos os documentos fiscais e informações que os fiscos federal, estadual e, em breve, municipal, precisam saber.
Quais são as declarações do SPED?
- Em relação às declarações, o sistema do SPED instituiu as seguintes: Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf – trata das retenções do Imposto de Renda e da Contribuição Social, além dos rendimentos pagos, exceto aqueles relacionados ao trabalho.
Como registrar o SPED contábil?
- De maneira geral, as empresas devem registrar por meio do SPED Contábil todas as transições pertinentes à sua vida contábil. Os dados devem ter identificação de data, partes envolvidas (CPF ou CNPJ), documentos de registro e classificação contábil. Tudo deve ser transmitido em arquivos eletrônicos para a Receita Federal.
Quais os módulos do SPED?
- O Sped possui vários módulos, cada um com suas particularidades, e requer profundo conhecimento da legislação, do sistema e do funcionamento. O preenchimento incorreto de formulários pode pôr em risco a qualidade fiscal.