adplus-dvertising

Quais grupos devem conter no plano de contas?

Índice

Quais grupos devem conter no plano de contas?

Quais grupos devem conter no plano de contas?

Segundo estas organizações, o plano de contas contábeis e referenciais, precisam ser divididos em cinco grandes grupos, são eles:

  1. Receitas. Aqui, são catalogados todos os valores que entram na empresa através da venda do produto ou do serviço, ou através de investimentos realizados. ...
  2. Custos. ...
  3. Despesas. ...
  4. Passivo. ...
  5. Ativo.

Como é composto o plano de contas?

Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas.

O que é necessário para elaborar um plano de contas?

Quais os principais passos para elaborar o plano de contas?

  1. Descrever os grupos do plano de contas. ...
  2. Criar as subcontas relativas a cada grupo. ...
  3. Estruturar as informações.

O que é grupo de contas?

O grupo de contas do ativo registra bens e direitos e divide-se em subgrupos: ativo circulante, realizável à longo prazo e ativo não circulante, onde deverá constar o elenco das contas propriamente ditas, valendo-se disso, Ribeiro (2005, p.

São partes de um plano de contas?

São partes de um plano de contas: descrição do funcionamento das contas, elenco de contas e método de encerramento de contas, entre outras.

O que é plano de contas exemplos?

O plano de contas é uma relação de códigos e classificações usada para registrar as movimentações financeiras e econômicas da empresa. Ele serve como base para elaborar relatórios contábeis importantes como o balanço patrimonial (BP) e a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).

Qual plano de contas deve ser usado por todas as empresas?

Plano de contas referencial Esse é um elenco obrigatório para todas as empresas, sendo que também deve ser utilizado como embasamento para a estruturação do plano de contas contábil. Vale ressaltar que existe um modelo diferente para cada um dos tipos de regime tributário.

Quem faz o plano de contas?

Para isso, a equipe de Contabilidade e Controladoria costuma elaborar o plano de contas gerencial, que nada mais é do que um arranjo diferente das contas existentes. Ou seja, o objetivo do plano gerencial é estruturar as contas de acordo com a prioridade e forma de enxergar a sua organização.

Quais são os níveis do plano de Contas?

  • Como exemplo, temos a conta "Caixa", que registrará o dinheiro em espécie (papel-moeda) disponível na tesouraria da empresa. Trata-se de uma conta do Ativo Circulante, subgrupo Disponibilidades. Sugiro que o Plano de Contas contenha, no mínimo, 4 (quatro) níveis: Nível 1: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas, Custos e Despesas.

Como o plano de Contas deve ser elaborado?

  • O Plano de Contas, mesmo que simplificado, deve ser elaborado levando em consideração as especificidades, porte e natureza das atividades e operações a serem desenvolvidas pela microempresa e empresa de pequeno porte, bem como em conformidade com as suas necessidades de controle de informações no que se refere aos aspectos fiscais e gerenciais.

Quais são as sub-contas do plano de Contas?

  • Nível 4: Sub-contas que evidenciem o tipo de registro contabilizado, como por exemplo: Nível 1 - Ativo Nível 2 - Ativo Circulante Nível 3 - Bancos Conta Movimento Nível 4 - Banco A Abaixo, segue um exemplo bem simples de uma estrutura de plano de contas em 4 níveis:

Quais são os objetivos do plano de Contas?

  • OBJETIVOS DO PLANO DE CONTAS Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais: a) atender às necessidades de informação da administração da empresa;

Postagens relacionadas: