O que deve constar no Pia?
Índice
- O que deve constar no Pia?
- O que deve conter no plano individual de atendimento para cumprimento das medidas socioeducativas?
- Quem elabora o Piá?
- Como elaborar um Piá?
- O que é um plano de acolhimento?
- Como elaborar um plano de acompanhamento familiar?
- Como Elaborar um Plano de Atendimento Socioeducativo o que deve conter?
- Porque o plano individual de atendimento Piá é tão importante para um adolescente que passa a cumprir uma medida socioeducativa em meio fechado?
- Quem elabora o Plano Individual de acolhimento ECA?
- O que significa Pia no serviço social?
- Como é a elaboração do Pia?
- Quais são as características do Pia?
- Quais são as exigências do Pia?
- Por que o Pia é essencial para o nosso trabalho?

O que deve constar no Pia?
De maneira geral, o PIA deve conter
- Objetivos.
- Ações.
- Metas.
- Prazos.
- Responsabilidades.
O que deve conter no plano individual de atendimento para cumprimento das medidas socioeducativas?
54 da lei 12.594/2012: constarão do plano individual, no mínimo: I - os resultados da avaliação interdisciplinar; II - os objetivos declarados pelo adolescente; III - a previsão de suas atividades de integração social e/ou capacitação profissional; IV - atividades de integração e apoio à família; V - formas de ...
Quem elabora o Piá?
QUEM ELABORA O PIA? Art. 53. O PIA será elaborado sob a responsabilidade da equipe técnica do respectivo programa de atendimento, com a participação efetiva do adolescente e de sua família, representada por seus pais ou responsável.
Como elaborar um Piá?
A elaboração do PIA deve envolver uma escuta qualificada da criança/adolescente e de sua família, bem como de pessoas que lhes sejam significativas em seu convívio, de modo a compreender a dinâmica familiar e as relações estabelecidas com o contexto.
O que é um plano de acolhimento?
O Plano de Acolhimento é um instrumento de planejamento da gestão municipal ou do Distrito Federal que contém ações, metas, responsáveis e prazos (para conclusão até dezembro de 2017, conforme estabelecido na Resolução nº 23/2013 do CNAS), visando à adequação da oferta de Serviços de Acolhimento para Crianças, ...
Como elaborar um plano de acompanhamento familiar?
A importância do Plano de Acompanhamento Familiar no SUAS e sua elaboração
- Descreva, no plano, as demandas que a família leva e as vulnerabilidades a serem superadas;
- Procure identificar as potencialidades do grupo familiar, que servirão para ajudar na superação das vulnerabilidades apesentadas;
Como Elaborar um Plano de Atendimento Socioeducativo o que deve conter?
- Informações Gerais sobre o Município e das Políticas Setoriais dados:
- Populacionais,Econômicos,Educacionais.
- Saúde,Profissionalizante,familiares,Religiosos,Esporte/Cultura e Lazer,Assistência.
- Social,Ministério Público e Delegacia de Polícia Civil.
Porque o plano individual de atendimento Piá é tão importante para um adolescente que passa a cumprir uma medida socioeducativa em meio fechado?
É por meio do PIA que o poder judiciário acompanha e monitora o andamento do cumprimento das medidas e determina se o adolescente deve sair no tempo inicialmente estimado ou prolongar a permanência para o cumprimento integral de suas metas.
Quem elabora o Plano Individual de acolhimento ECA?
Realizado pela Secretaria Nacional de Assistência Social, o PIA visa nortear ações a serem realizadas para viabilizar a proteção integral, a reinserção familiar e comunitária e a autonomia de crianças e adolescentes, a partir do estudo aprofundado e individual de cada caso, levando em consideração a singularidade de ...
O que significa Pia no serviço social?
O Plano Individual de Atendimento (PIA) Um dos maiores desafios que vivenciei em uma unidade de acolhimento institucional para crianças e adolescente estava no planejamento de ações de promoção à proteção social, reintegração familiar e desenvolvimento da autonomia destes acolhidos.
Como é a elaboração do Pia?
- A elaboração do PIA se inicia na acolhida do adolescente no programa de atendimento e o requisito básico para sua elaboração é a realização do diagnóstico polidimensional por meio de intervenções técnicas junto ao adolescente e sua família, nas áreas:
Quais são as características do Pia?
- Guardadas as devidas peculiaridades o PIA é um instrumental simples de ser utilizado e contribui muito com as estratégias de participação dos usuários/famílias e com a articulação de rede. Encare-o, não como um instrumento burocrático, mas sim, como um elemento facilitador da execução do trabalho social.
Quais são as exigências do Pia?
- Fique atento (a): o PIA dos Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes, por exemplo, tem exigências legais para sua elaboração, definidas nos incisos I a III do parágrafo 6º do Art. 101 do ECA. Os documentos de Orientações Técnicas de cada Serviço Socioassistencial trazem importantes contribuições para a definição dos elementos do plano.
Por que o Pia é essencial para o nosso trabalho?
- Em que pese as dificuldades é essencial nos apropriarmos dessa importante ferramenta. É o PIA que vai facilitar o nosso trabalho, a integração da equipe do serviço, a articulação com a rede e ainda contribuir para a efetividade da nossa intervenção e para os resultados do trabalho social.