Quem define a taxa meta da inflação?
Índice
- Quem define a taxa meta da inflação?
- Por que há inflação?
- Quando é porque o país criou metas para a inflação?
- Por que imprimir dinheiro gera inflação?
- Quais são os exemplos de inflação?
- Será que se trata de um índice de inflação?
- Como a inflação pode ser dividida?
- Quando ocorre o aumento da inflação?

Quem define a taxa meta da inflação?
No Brasil, a meta para a inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e cabe ao Banco Central (BC) adotar as medidas necessárias para alcançá-la.
Por que há inflação?
"Ocorre quando há expansão da demanda em ritmo mais forte que a expansão da oferta. Ou seja, a oferta agregada não acompanha a demanda e a demanda tem um componente que é o lado monetário. O principal fator é oferta de moeda, quando é preciso injetar mais moeda na economia que o necessário para o processo econômico.
Quando é porque o país criou metas para a inflação?
Em junho de 1999, como forma de ancorar a inflação, o Brasil adotou o regime de metas de inflação, dando ao Banco Central do Brasil toda a responsabilidade e a independência operacional para conduzir a política monetária de forma a alcançar a inflação definida pelo governo.
Por que imprimir dinheiro gera inflação?
De forma simplificada, imprimir dinheiro em excesso pode sim, gerar inflação. Isso acontece porque a emissão de notas demais faz com que o volume de dinheiro circulando seja maior que a oferta de produtos e serviços. Consequentemente, os preços sobem.
Quais são os exemplos de inflação?
- A gasolina, o pão e os bilhetes de autocarro são bons exemplos. Quando pensam na inflação, as pessoas prestam muitas vezes demasiada atenção às variações dos preços destes artigos, o que as pode levar a sobrestimar a taxa de inflação atual. As aquisições esporádicas e os débitos diretos são menos notados.
Será que se trata de um índice de inflação?
- Na sopa de letrinhas da economia, você já deve ter trombado algumas vezes com uma certa sigla: IPCA. Talvez você saiba que se trata de um índice de inflação – aliás, um dos mais importantes entre os calculados no Brasil. Mas será que conhece os detalhes da sua metodologia?
Como a inflação pode ser dividida?
- A inflação pode ser dividida em: É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos.
Quando ocorre o aumento da inflação?
- Quando isso acontece, é comum que esse aumento seja repassado aos consumidores através da elevação do valor do produto final colocado no mercado. Inflação inercial: também é conhecida como inflação psicológica, porque não é causada necessariamente por uma alteração na demanda ou oferta.