O que significa expiação no espiritismo?
Índice
- O que significa expiação no espiritismo?
- Qual a diferença entre prova e expiação no espiritismo?
- Quando um Espírito reencarna?
- Como o Espírito escolhe seus pais?
- O que é mundo de provas e expiações?
- O que é expiação segundo a Bíblia?
- O que quer dizer mundo de provas e expiações?
- O que é um planeta de provas e expiações?
- Como é a expiação?
- Qual a diferença entre provas e expiações?
- Como foi feita a expiação de Jesus?
- Qual a carga da expiação?

O que significa expiação no espiritismo?
Expiação decorre de faltas cometidas pelo Espírito. Segundo a questão 998 d´O Livro dos Espíritos, a expiação se cumpre durante a existência corporal mediante as provas a que o Espírito se acha submetido e, na vida espiritual, pelos sofrimentos morais, inerentes ao estado de inferioridade do Espírito.
Qual a diferença entre prova e expiação no espiritismo?
“A provação é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual. A expiação é a pena imposta ao malfeitor que comete um crime.” Ou seja, as provas são como obstáculos, testes, que impulsionam o Espírito para o progresso.
Quando um Espírito reencarna?
Quanto tempo demora para o espírito desencarnar? O tempo de espera para um enterro, tem que ser de no mínimo 24 horas. Aos que escolhem cremar o ente querido, é preciso aguardar no mínimo 72 horas, de acordo com Chico Xavier. Leia também a matéria mais lida sobre espiritismo em nosso site.
Como o Espírito escolhe seus pais?
Enquanto o reencarnante vai se preparando, os guias da reencarnação escolhem quem serão nossos futuros pais aqui na vida terrena. Se todas as pessoas envolvidas tiverem a neutralidade de sentimentos e estão ligados por laços de estima, afeição, ternura, tudo ficará mais fácil quando o Espírito nascer aqui na Terra.
O que é mundo de provas e expiações?
Qual é o significado da expressão mundo de expiação e provas? Os mundos, segundo a Doutrina Espírita, dividem-se em cinco categorias. ... Nos chamados mundos de expiação e provas, que é a atual condição da Terra, o mal predomina e é essa a razão por que neste planeta o homem vive a braços com tantas misérias.
O que é expiação segundo a Bíblia?
Acto ou efeito de expiar. 2. Cumprimento da pena ou castigo (que se reputa equivalente à culpa ou delito). ... Sacrifício expiatório; penitência.
O que quer dizer mundo de provas e expiações?
Qual é o significado da expressão mundo de expiação e provas? Os mundos, segundo a Doutrina Espírita, dividem-se em cinco categorias. ... Nos chamados mundos de expiação e provas, que é a atual condição da Terra, o mal predomina e é essa a razão por que neste planeta o homem vive a braços com tantas misérias.
O que é um planeta de provas e expiações?
Mundos de Provas e Expiações correspondem a mundos que ainda predomina o mal. A superioridade da inteligência, num grande número de seus habitantes, indica que eles não são um mundo primitivo.
Como é a expiação?
- Vejamos agora a palavra EXPIAÇÃO, conforme o próprio Kardec a define: Pena que sofrem os Espíritos em punição de faltas cometidas durante a vida corporal. A expiação, como sofrimento moral, se dá no estado errante; como sofrimento físico, ela se dá no estado corporal.
Qual a diferença entre provas e expiações?
- Uma das dúvidas mais comuns no estudo da Doutrina Espírita é sobre as diferenças entre provas e expiações. Segundo o Espiritismo, prova está ligada apenas a essa encarnação ou tem alguma relação com questões vidas passadas? A expiação pode ser suavizada com nossa mudança interior? As provas que enfrentamos são desafios e testes.
Como foi feita a expiação de Jesus?
- A expiação tinha que ser feita de novo e de novo. (Hebreus 10: 1-4) Estava claro que algo precisava mudar. A mudança veio através de Jesus, que era o Filho de Deus mas “se esvaziou” e se tornou um ser humano com a mesma natureza humana que todos nós, significando que Ele foi tentado em todos os pontos como nós somos.
Qual a carga da expiação?
- A expiação é período de reparar erros cometidos no passado. ‘Corrigimos o que fizemos de errado, ao mesmo tempo que nos desenvolvemos com a dor bem suportada’. A prática do desapego, além da aceitação diante dos desafios com resignação, sem revolta, pode provocar significativa ou eliminação total da carga da expiação.