O que é um raciocínio válido?
Índice
- O que é um raciocínio válido?
- O que é a validade filosofia?
- O que é pensar Dedutivamente?
- O que é um raciocínio em filosofia?
- O que é verdade e validade na filosofia?
- O que se entende por validade é verdade?
- O que é argumento válido é inválido?
- Qual a noção de validade?
- Qual a origem do termo validade?
- Como funciona o raciocínio dedutivo?
- Qual a validade dos argumentos?

O que é um raciocínio válido?
Argumentos ou raciocínios dedutivamente válidos (raciocínio dedutivo) são aqueles nos quais a conclusão se segue necessariamente das premissas. A validade está relacionada à estrutura ou à ordem das premissas, de modo que não seria possível partir de premissas verdadeiras e obter uma conclusão falsa.
O que é a validade filosofia?
«Em lógica e filosofia chama-se válido a um argumento que tem certas propriedades , independentemente de as suas premissas serem verdadeiras ou falsas. O termo «validade» não se aplica a proposições. ... « As proposições podem ser verdadeiras ou falsas, mas não podem ser válidas nem inválidas».
O que é pensar Dedutivamente?
O método dedutivo é uma estrutura de pensamento lógico que permite testar a validade de informações já existentes. ... Desse modo, ele apenas apresenta os contextos nos quais sua validade pode ser confirmada. Essa estrutura de pensamento também pode ser chamada de raciocínio dedutivo, método hipotético-dedutivo ou dedução.
O que é um raciocínio em filosofia?
O raciocínio é um processo lógico que mostra a coerência interna de um discurso. A lógica é um tema da filosofia que valoriza a lógica interna de um raciocínio filosófico, ou seja, mede o critério de verdade e certeza em um discurso.
O que é verdade e validade na filosofia?
Uma proposição é verdadeira quando se refere a um fato real e falsa quando não. “Válido” e “inválido” são valores usados para qualificar o processo de inferência. Quando uma conclusão é tirada de uma ou mais premissas, ela pode ser considerada válida ou inválida.
O que se entende por validade é verdade?
A validade é a condição necessária mas não suficiente para garantir a verdade da conclusão, por isso, so há garantia de verdade da conclusão se o argumento, além de ser válido, tiver premissas verdadeiras. Verdade é a propriedade das proposições. Traduz a adequação di pensamento expresso à realidade a que se refere.
O que é argumento válido é inválido?
Se conseguirmos ter premissas verdadeiras ao mesmo tempo que a conclusão é falsa, temos um argumento inválido. Caso contrário, se ao forçar a conclusão a ser falsa alguma premissa assume também valor falso, estamos diante de um argumento válido.
Qual a noção de validade?
- A noção de validade é extraída da noção de verdade e nunca se liberta da determinação desta. Metaforicamente, talvez se pudesse dizer, numa certa perspectiva, que a verdade, em sentido ideal-material, é a carne com os ossos, e a validade, em sentido de verdade formal, lógica, é os ossos que subjazem à carne.
Qual a origem do termo validade?
- Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O termo validade (também chamada verdade lógica, verdade analítica, ou verdade necessária ), em lógica, refere-se geralmente a uma propriedade de enunciados particulares e de argumentos dedutivos.
Como funciona o raciocínio dedutivo?
- O raciocínio dedutivo (lógica top-down) contrasta com o raciocínio indutivo (lógica de baixo para cima – ou bottom-up) da seguinte forma: No raciocínio dedutivo, a conclusão é obtida pela aplicação das regras gerais que mantêm sobre a totalidade de um domínio fechado de discurso, estreitando a faixa em consideração até que reste apenas a conclusão.
Qual a validade dos argumentos?
- A validade dos argumentos. Quando um argumento é relatado para provar que a sua conclusão é verdadeira (em oposição a provavelmente verdadeira), então o argumento é destinado a ser dedutível. Um argumento declarado para mostrar que sua conclusão é provavelmente verdadeira pode ser considerado como indutivo.