O quê Schopenhauer diz sobre o amor?
Índice
- O quê Schopenhauer diz sobre o amor?
- O que a ética defendida por Schopenhauer determina?
- Como ganhar um debate Schopenhauer?
- O que Nietzsche defendia sobre o amor?
- Qual é a vontade de Schopenhauer?
- Quem é Arthur Schopenhauer?
- Qual o ponto de partida do pensamento de Schopenhauer?
- Qual a opinião de Schopenhauer sobre as mulheres?

O quê Schopenhauer diz sobre o amor?
Schopenhauer acreditava que o amor era um mal necessário. O erro estaria em esperar demais dele e acreditar que só amamos uma vez na vida. “Para ele, o amor era terrível, instável, dilacerante, mas fundamental. Só não poderíamos sofrer tanto por ele”, afirma Douglas Burnham.
O que a ética defendida por Schopenhauer determina?
Contrário à possibilidade de uma filosofia prática (afinal, para ele, toda filosofia é sempre teórica), Schopenhauer desenvolve uma ética descritiva - quer dizer, uma ética que não se ocupa em moralizar os homens, mas em analisar o fenômeno ético.
Como ganhar um debate Schopenhauer?
Como vencer um debate sem precisar ter razão – em 38 estratagemas, ou simplesmente Dialética Erística, é um importante, porém inconcluso, acréscimo do sistema filosófico de Arthur Schopenhauer, publicado póstumo por Julius Frauenstädt.
O que Nietzsche defendia sobre o amor?
O pensamento de Nietzsche também pode ser enquadrado como uma crítica ao pensamento que prevalece na sociedade, pois o amor romântico ainda é idealizado (na mídia, em filmes e livros) como uma oportunidade para que duas pessoas se completem, afirmando que somente assim elas poderão efetivamente ser felizes.
Qual é a vontade de Schopenhauer?
- No sistema de Schopenhauer, a vontade é a raiz metafísica do mundo e da conduta humana; ao mesmo tempo, é a fonte de todos os sofrimentos. Sua filosofia é, assim, profundamente pessimista, pois a vontade é concebida em seu sistema como algo sem nenhuma meta ou finalidade (ateleológica), um querer irracional e inconsciente.
Quem é Arthur Schopenhauer?
- Arthur Schopenhauer. Pintura de Jules Lunteschütz, 1855. Com sua personalidade forte e palavras amargas sobre o filósofo Hegel, ganhou antipatia no mundo acadêmico. Schopenhauer chegou a dizer que Hegel era um “ charlatão de mente obtusa, banal, nauseabundo, iletrado (...) ”.
Qual o ponto de partida do pensamento de Schopenhauer?
- O ponto de partida do pensamento de Schopenhauer encontra-se na filosofia kantiana. Immanuel Kant ( 17) estabelecera distinção entre os fenômenos e a coisa em si (que chamou noumenon ), isto é, entre o que nos aparece e o que existiria em si mesmo.
Qual a opinião de Schopenhauer sobre as mulheres?
- No "Ensaio de Schopenhauer acerca das mulheres" de 1851 [8] ("Of Women", "Über die Weiber", texto completo), ele expressou sua oposição ao que chamou de "estupidez germano-cristã" sobre questões femininas.