O que é o racionalismo quais são as suas características principais?
Índice

O que é o racionalismo quais são as suas características principais?
Racionalismo – O Racionalismo, na filosofia ocidental, é a visão que considera a razão como a principal fonte e teste do conhecimento. Sustentando que a própria realidade tem uma estrutura inerentemente lógica, o racionalista afirma que existe uma classe de verdades que o intelecto pode captar diretamente.
O que foi a corrente filosófica do Racionalismo Brainly?
O racionalismo foi uma corrente filosófica muito importante da Modernidade. Como concepção de conhecimento filosófico, o. ... suas primeiras origens podem remontar à filosofia grega, com as teses. idealistas platônicas e a concepção do principio da causalidade.
O que o racionalismo rejeita?
O racionalismo tem como principal objetivo teorizar o modo de conhecer dos seres humanos, não aceitando qualquer elemento empírico como fonte do conhecimento verdadeiro.
Como entender o racionalismo?
- Em geral, para entendermos o racionalismo, devemos nos atentar ao tipo de raciocínio proporcionado pela matemática: um raciocínio abstrato e amparado apenas na razão e na racionalidade, buscando fugir das aspirações práticas.
Qual foi a origem do racionalismo?
- O racionalismo foi uma corrente filosófica muito importante da Modernidade. Como concepção de conhecimento filosófico, o racionalismo começa a tomar corpo durante o Renascentismo, mas as suas primeiras origens podem remontar à filosofia grega, com as teses idealistas platônicas e a concepção do princípio da causalidade.
Qual a tese do racionalismo?
- O racionalismo admite a tese inatista, a qual defende que o conhecimento parte de impressões inatas que acompanham todos os seres humanos, os quais são dotados da capacidade racional desde o seu nascimento.
Qual é a corrente filosófica do racionalismo?
- O racionalismo é uma corrente filosófica pertencente ao campo da filosofia chamado de epistemologia ou teoria do conhecimento.