O que a educação inclusiva defende?
Índice
- O que a educação inclusiva defende?
- Quais são os objetivos da educação inclusiva?
- Quais os princípios da educação especial?
- Quais as características da educação especial?
- O que é o processo de inclusão?
- Como é entendida a educação inclusiva?
- Qual é o princípio fundador da educação inclusiva?
- Qual a chave da educação inclusiva?
- Qual é a diferença entre escola inclusiva e escola especial?

O que a educação inclusiva defende?
A Educação Inclusiva se configura na diversidade inerente à espécie humana, buscando perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos.
Quais são os objetivos da educação inclusiva?
Seu principal objetivo é assegurar o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os indivíduos, sem qualquer exceção. “Educação inclusiva é uma modalidade de ensino que permite a convivência e a integração das pessoas com deficiência dentro da escola regular garantindo a todos o direito à escolarização.
Quais os princípios da educação especial?
De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.
Quais as características da educação especial?
A educação especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).
O que é o processo de inclusão?
A educação Inclusiva é o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem na rede regular de ensino. Em se tratando da busca de uma sociedade inclusiva, faz-se necessário pensar em atividades de inclusão para além do ambiente escolar.
Como é entendida a educação inclusiva?
- A educação inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, ...
Qual é o princípio fundador da educação inclusiva?
- E este nível de aprendizagem só é atingido quando escolas regulares assumem a missão e a obrigação de educar e desenvolver plenamente estudantes que possuem necessidades especiais. Todos são diferentes entre si. E este é um princípio fundador da educação inclusiva.
Qual a chave da educação inclusiva?
- Valorizar é a chave da educação inclusiva, as diferenças sempre iram existir, ninguém é igual somos todos diferentes, nesta educação as diferenças tem que ser valorizadas, reconhecidas sem nenhum tipo de preconceito.
Qual é a diferença entre escola inclusiva e escola especial?
- ENTENDA tudo 2020 Agora que você já sabe qual é a diferença, entre escola inclusiva e escola especial, sendo assim fica mais fácil entender o que é educação inclusiva, existem pontos de vista diferentes de uma educação para a outra.