O que o liberalismo econômico defende?

O que o liberalismo econômico defende?
O liberalismo econômico ou liberalismo económico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas.
Quem defende o liberalismo econômico?
- O liberalismo econômico defende a não-intervenção do Estado na economia e a capacidade do mercado se autorregular. Vejamos alguns dos autores mais importantes: O liberalismo econômico ganhou contornos definitivos com o economista escocês Adam Smith (1723-1790), considerado sue criador.
Por que o liberalismo foi revisitado?
- Na virada do século XIX e durante o século XX, o liberalismo foi revisitado por diferentes correntes, tanto filosóficas quanto estritamente econômicas. Um dos simpatizantes ao liberalismo é o principal representante da Escola Austríaca de Economia, Ludwig Von Mises.
Quais são os princípios do liberalismo?
- Atualmente há vários partidos políticos que representam os princípios do liberalismo, como por exemplo o Partido Novo, DEM (Democratas), PSL (Partido Social Liberal) e PSD (Partido Social Democrático). Quais são as principais características do liberalismo?
Por que o liberalismo político nasceu?
- Mais tarde, lutou para dar aos cidadãos maior poder de decisão política, como a escolha dos seus representantes. As bases do liberalismo político foram lançadas pelo filósofo inglês, representante do Iluminismo, John Locke (1632-1704), em sua obra “ Segundo Tratado do Governo Civil ”.