O que defendem os Deontologistas?
Índice
- O que defendem os Deontologistas?
- O que é código deontológico?
- O que defendem os Consequencialistas?
- Qual o propósito de estudo da deontologia?
- Quais são as bases dos princípios da deontologia?
- Quem contribuiu para a deontologia?
- Qual a origem da deontologia?
- Como se fundamenta a deontologia?
- Qual o predicado da deontologia?

O que defendem os Deontologistas?
Os deontologistas afastam-se de duas maneiras da visão estritamente consequencialista da ética. Por um lado, reconhecem opções (ou prerrogativas) centradas no agente, isto é, sustentam que os agentes morais não estão sob a obrigação permanente de maximizar o bem.
O que é código deontológico?
Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. ... Para os profissionais, deontologia são normas estabelecidas não pela moral e sim para a correção de suas intenções, ações, direitos, deveres e princípios.
O que defendem os Consequencialistas?
O consequencialismo é uma doutrina do âmbito da filosofia moral e da ética que afirma que o valor moral de um ato é determinado exclusivamente por suas consequências.
Qual o propósito de estudo da deontologia?
Deontologia é o conjunto de comportamentos e moral o qual nem sempre é codificado em regulamentação jurídica e exigível aos profissionais. ... O propósito de estudo dessa disciplina é o conjunto de regras, deveres e moral que tem como escopo regulamentar a função exercida pelos profissionais das mais diversas áreas.
Quais são as bases dos princípios da deontologia?
A deontologia é regida pelos princípios éticos em vigência na sociedade (ZUBIOLI, 2004). - Ética: do grego, ethos significa conduta humana de acordo com os costumes. ... Dessa forma Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida" (JORGE, 2003; VÁSQUEZ, 1998).
Quem contribuiu para a deontologia?
- O principal contribuinte para o desenvolvimento desta é o renomado filósofo Immanuel Kant, pois em seus escritos acerta da ética ele dividiu a deontologia em dois conceitos: razão prática e liberdade. Para Kant, agir por dever é a maneira de dar à ação o seu valor moral, e sendo assim, a perfeição só pode ser atingida por livre vontade.
Qual a origem da deontologia?
- Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Deontologia (do grego δέον, translit. deon, "dever, obrigação" + λόγος, logos, "ciência"), na filosofia moral contemporânea, é uma das teorias normativas, segundo a qual as escolhas são moralmente necessárias, proibidas ou permitidas.
Como se fundamenta a deontologia?
- Em Kant, a deontologia fundamenta-se em dois conceitos: a razão prática e a liberdade. Agir por dever é o modo de conferir à ação o valor moral; por sua vez, a perfeição moral só pode ser atingida por uma vontade livre. O imperativo categórico no domínio da moralidade é a forma racional do "dever-ser", determinando a vontade submetida à obrigação.
Qual o predicado da deontologia?
- O predicado "obrigatório" da perspectiva deontológica designa, na visão moral, o "respeito de si". A deontologia também se refere ao conjunto de princípios e regras de conduta — os deveres — inerentes a uma determinada profissão.