O que os futuristas valorizavam?

O que os futuristas valorizavam?
Manifestação artística que valorizava o desenvolvimento tecnológico. O Futurismo foi uma movimentação artística que fez parte das vanguardas europeias (movimento que causou uma ruptura com a tradição cultural do século XIX), assim como o Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Surrealismo.
O que o futurismo exaltava?
As obras do Futurismo baseavam-se fortemente na velocidade e no desenvolvimento tecnológico do final do século XX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra. Alguns pintores que aderiram ao movimento futurista foram: Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Giacomo Balla, Gino Severini e Luigi Russolo.
São características do teatro sintético e da música futurista?
A forte politização do movimento é outro traço marcante e distintivo da arte futurista. ... Nas artes cênicas, o teatro sintético futurista (1915) prevê ações simultâneas que tomam o palco e a platéia. A ênfase na invenção cênica aparece nos posteriores Teatro da Surpresa (1922) e no Teatro Visionário (1929).
Qual a origem do futurismo?
- Futurismo. O Futurismo representou um movimento literário e artístico que tinha como principal característica a valorização da tecnologia e velocidade. Essa corrente faz parte das vanguardas artísticas europeias que despontaram no início do século XX. Influenciou a literatura, a pintura, a escultura, a música e outras vertentes das artes.
Como o futurismo é dividido?
- Historicamente, o Futurismo é dividido em duas partes: pré-guerra e pós-guerra. No chamado “primeiro futurismo”, os representantes mais extremistas do movimento exaltavam as ideias de violência e guerra, pois achavam que desta formam conseguiriam “higienizar” o mundo.
Quem é o idealizador do futurismo?
- Retrato do poeta Filippo Marinetti, idealizador do futurismo Ele publicou em 20 de fevereiro de 1909, no jornal " Le Figaro ", uma nota um tanto quanto polêmica dando início ao movimento. "Nós destruiremos os museus, bibliotecas, academias de todo tipo, lutaremos contra o moralismo, feminismo, toda cobardice oportunista ou utilitária.
Qual a obra mais emblemática do futurismo?
- Sua escultura Formas Únicas na Continuidade do Espaço (1913) – interseção de inúmeros volumes distorcidos – é uma das obras emblemáticas do futurismo. Nela se capta a idéia de movimento e de força.