O quê Epicuro dizia sobre o bem?
Índice
- O quê Epicuro dizia sobre o bem?
- O quê Epicuro defendia como ideal de vida?
- O que é o prazer para Epicuro?
- Qual o ideal de felicidade dos epicuristas?
- Como Epicuro define o prazer * sua resposta?
- Quais os tipos de prazeres defendidos por Epicuro?
- Qual o propósito da filosofia de Epicuro?
- Qual a doutrina de Epicuro sobre o prazer?
- Quais as bases da obra de Epicuro?

O quê Epicuro dizia sobre o bem?
A doutrina de Epicuro entende que o bem reside no prazer, e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo.
O quê Epicuro defendia como ideal de vida?
O epicurismo é uma escola filosófica fundada por Epicuro (3 a.C.), sendo que defendia a busca do prazer moderado como de forma de se atingir um estado de tranquilidade (ataraxia) e de libertação do medo, assim como a ausência de sofrimento (aponia) – sofrimento este tanto corporal quanto psicológico –; sendo ...
O que é o prazer para Epicuro?
Prazer é o início e o fim de uma vida feliz: ele é o primeiro bem, é inerente ao ser humano e critério de toda escolha e recusa (EPICURO, 2006, ). De acordo com Epicuro, o prazer encontra seu momento máximo na ataraxia, ou seja, a imperturbabilidade da alma.
Qual o ideal de felicidade dos epicuristas?
Segundo Epicuro, para ser feliz seria necessário controlar os nossos medos e desejos de maneira que o estado de prazer seja estável e equilibrado, com um consequente estado de tranquilidade e de ausência de perturbação.
Como Epicuro define o prazer * sua resposta?
Em sua ética Epicuro aponta a felicidade como sendo diretamente ligada ao prazer. O prazer é o início e o fim de uma vida feliz. ... Na segunda forma de prazer, que é a da alegria e a do gozo, o homem pode tornar-se escravo do prazer e levar uma vida perturbada, o que não é condizente com a felicidade.
Quais os tipos de prazeres defendidos por Epicuro?
Mas o que é o prazer? Epicuro faz a distinção em três tipo: naturais necessários, naturais não necessários e não naturais não necessários.
Qual o propósito da filosofia de Epicuro?
- O propósito da filosofia para Epicuro era atingir a felicidade, estado caracterizado pela aponia, a ausência de dor (física) e ataraxia ou imperturbabilidade da alma. Ele buscou na natureza as balizas para o seu pensamento: o homem, a exemplo dos animais, busca afastar-se da dor e aproximar-se do prazer.
Qual a doutrina de Epicuro sobre o prazer?
- A doutrina de Epicuro defende que o bem seja um estado de espírito encontrado no prazer. Diferente do que costumava-se pensar, este prazer é compreendido como a tranquilidade da mente e o controle das próprias emoções, o domínio de si mesmo. O prazer está relacionado ao controle das sensações emocionais, recusa dos excessos.
Quais as bases da obra de Epicuro?
- A obra de Epicuro é dividida em três bases: a epistemologia, a metafísica e a ética. Ademais, seus ensinamentos, assim como o estoicismo, buscavam a ataraxia, ou tranquilidade. Não obstante, se diferenciava dos estóicos quando defendia a busca pelo prazer (hedonismo; hedon = prazer).