adplus-dvertising

O quê Lacan defende?

Índice

O quê Lacan defende?

O quê Lacan defende?

A psicanálise lacaniana defende que o sujeito é constituído pela linguagem, assim como seu inconsciente, de modo que, sem a linguagem, o inconsciente seria um vazio. De acordo com Lacan, a constituição do indivíduo surge da sua relação com o outro.

Qual o objetivo da psicanálise para Lacan?

O objetivo é que o sujeito reconheça onde as coisas vão mal com base na própria fala, assumindo um novo jeito de se comportar e também a responsabilidade do que ocorreu até então. Ou seja, nada de culpar os outros ou o seu próprio inconsciente: para Lacan, temos de admitir nosso papel na geração dos nossos sofrimentos.

Qual é o conceito de Lacan?

Embora Lacan também tenha formulado conceitos como Real, Simbólico e Imaginário, objeto a, gozo, entre outros, ele considera como os quatro conceitos fundamentais da teoria psicanalítica os já propostos e demarcados por Freud: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.

Como é a teoria de Lacan?

No caso de Lacan, a teoria torna o entendimento das funções da linguagem ainda mais complexo. Enquanto para Freud o inconsciente era, grosso modo, uma instância individual, para Lacan ele sai do sujeito (indivíduo) para abarcar uma rede de relações sociais.

O que é o objeto a em Lacan?

O objeto a faz referência à falta, não sendo especular, nem apreensível na imagem. A falta, segundo Lacan, não existe no real e só seria apreensível através do simbólico. E é também através do simbólico e do imaginário que há a tentativa de preenchê- la.

O que é personalidade para Lacan?

Formação da Personalidade: o que entende-se aqui por formação da personalidade, são as dinâmicas de socialização, as quais visam o processo de individuação. Isto, no dizer de Lacan, determinaria a "história vivida do indivíduo", ou ainda a sua "história psíquica".

O que é o imaginário em Lacan?

O termo imaginário, utilizado por Lacan depois de 1936, designaria o campo ou o registro da relação dual com a imagem do outro. Deste modo, o imaginário seria um conceito mais amplo que o estádio do espelho, uma vez que diz respeito às conseqüências do fato de que o eu é fundado numa relação especular.

Qual a relação de Lacan com a psicanálise?

Segundo Lacan, a psicanálise tem apenas uma interpretação possível, que é a interpretação linguística. Na psicanálise, o inconsciente é tido como fonte dos fenômenos patológicos. Sendo assim, conforme também defendido por outros psicanalistas, é uma tarefa descobrir as leis pelas quais se rege o inconsciente.

Quais são as contradições da obra de Lacan?

  • Dentro disso, as contradições acabam sendo frequentes na obra de Lacan. Ele afirmava que sua obra propunha um retorno à obra de Freud, como num movimento de retomada. Não obstante, por exemplo, ele se opunha claramente à ciência naturalista por Freud proposta.

Qual é a psicanálise de Lacan?

  • Jacques Lacan, como um proeminente terapeuta, fez vários questionamentos pertinentes a respeito do seu trabalho com a mente humana. Por esse motivo, não é nada absurdo falar a respeito da Psicanálise de Lacan como um estudo a parte das demais modalidades de terapia que exploramos por aqui.

Qual a diferença entre Freud e Lacan?

  • Lacan não apenas afirma que o inconsciente é como uma língua. Ele também propõe que, antes da língua, não existe o inconsciente para o indivíduo. É apenas quando a criança adquire uma língua é que ela se torna um sujeito humano, isto é, quando ela passa a fazer parte do mundo social. Diferenças entre as obras de Freud e Lacan

Qual a sua influência sobre o lacanismo?

  • Posteriormente, Lacan abriu o leque de referências teóricas, chegando à Matemática e à lógica. Essa amplitude contribuiu para que o lacanismo tenha influência em várias áreas, em especial na estética e na comunicação.

Postagens relacionadas: