O que a escolástica defende?
Índice
- O que a escolástica defende?
- Por que o nome Escolástica?
- Quais as principais características da Escolástica e da patrística?
- Quais os principais representante da Patrística e Escolástica?
- Como causas da crise da Escolástica podemos citar?
- Qual o nome mais importante da escolástica?
- Qual foi a segunda fase da escolástica?
- Como surgiram os grupos da escolástica?
- Qual a terceira fase da escolástica na Idade Média?

O que a escolástica defende?
A Escolástica foi um período da Filosofia Medieval em que a filosofia aristotélica e a junção entre fé e razão ganharam centralidade para explicar os elementos teológicos. ... A Filosofia Escolástica é uma tradição filosófica que surgiu na Idade Média, tendo acontecido, aproximadamente, entre os séculos IX e XIII.
Por que o nome Escolástica?
O período conhecido como escolástica perdurou até o fim da idade média e tem seu nome derivado da palavra latina "scholasticus", que significa "aquele que pertence a uma escola".
Quais as principais características da Escolástica e da patrística?
Sendo assim, a Patrística focou na disseminação dos dogmas associados ao Cristianismo, por exemplo, defendendo a religião cristã e refutando o paganismo. Já a Escolástica, através do racionalismo, tentou explicar a existência de Deus, do céu e do inferno, bem como as relações entre o homem, a razão e a fé.
Quais os principais representante da Patrística e Escolástica?
Santo Agostinho Na Patrística, temos o início da organização do pensamento cristão, baseado na filosofia de Platão e sendo Santo Agostinho seu principal representante. A Escolástica é uma corrente filosófica desenvolvida no ápice da Idade Média, muitas vezes conhecida como segunda parte da Filosofia Medieval.
Como causas da crise da Escolástica podemos citar?
A crise escolástica começou perto do fim da Idade Média, com a ascensão do nominalismo e os primórdios do movimento de reforma da Igreja. Richard Weaver identifica, no livro As Ideias Têm Consequências, que foi com Guilherme de Ockham que essa crise começou.
Qual o nome mais importante da escolástica?
- Tomás de Aquino, o mais importante nome da Escolástica, operou uma junção de sua interpretação de Aristóteles com ideias autorais, o que resultou no chamado tomismo aristotélico.
Qual foi a segunda fase da escolástica?
- Foi na segunda fase que apareceram os mais complexos sistemas filosóficos, ficando conhecida também como período tomista. Os principais nomes dessa fase são Tomás de Aquino e seu mestre Alberto Magno. A terceira fase foi caracterizada pelo início da decadência da Escolástica na Idade Média.
Como surgiram os grupos da escolástica?
- Com o desenvolvimento cada vez maior da Escolástica, surgiram dois grupos: os Tradicionais (Agostianos e Platônicos): não aceitavam uma filosofia desvinculada da Teologia; os Modernos Aristotelistas: fascinados com o conhecimento por si só, buscavam uma ciência independente da religião, o que deu luz à ciência moderna mais tarde.
Qual a terceira fase da escolástica na Idade Média?
- A terceira fase foi caracterizada pelo início da decadência da Escolástica na Idade Média. Foi nessa época que o domínio e a expansão da Igreja Católica mostram-se demasiadamente rígidos, coibindo muitos aspectos dos estudos filosóficos e controlando todos os aspectos da vida intelectual e cultural na Idade Média.