adplus-dvertising

O que defende a proposta educacional do bilinguismo?

Índice

O que defende a proposta educacional do bilinguismo?

O que defende a proposta educacional do bilinguismo?

O Bilinguismo, como proposta para a educação de surdos, surgiu na década de 80. Esta linha teórica defende que o aprendizado da Língua sinalizada deve preceder o da Língua oral, utilizada na comunidade a qual o surdo pertence.

O que significa bilinguismo e a sua importância para os deficientes auditivos e surdos?

Quando se fala de surdez, o termo bilíngue significa que a pessoa sabe português e Libras, a Língua Brasileira de Sinais, que é utilizada por uma parcela de surdos, conhecidos como surdos sinalizados ou não oralizados.

Qual é a filosofia de ensino que a comunidade surda brasileira defende?

A educação da língua de sinais possibilita a aprendizagem e não a dificuldade do aluno surdo. No Brasil a educação hoje defendida para os alunos surdos é a educação bilíngue, em que a LIBRAS aparece como primeira língua e o português como a segunda.

O que a comunidade surda defende?

A própria comunidade surda, desde o século XIX, defende que a única maneira de promover a inclusão social de forma mais igualitária possível era por meio do ensino a partir de métodos manualistas, e com a participação de professores surdos na organização das escolas e das instituições de surdos.

Qual a origem do bilinguismo?

  • Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Bilinguismo, no caso dos Surdos, é uma especificidade do bilinguismo, gerido por conceitos específicos, relativos à deficiência auditiva, à língua e à cultura dos Surdos . 3 Bilinguismo desde a infância?

Qual a sua preocupação com o bilinguismo?

  • Os bilinguístas preocupam-se em entender o indivíduo Surdo, as suas particularidades, a sua língua (língua gestual), a sua cultura e a sua forma particular de pensar, em vez de apenas os aspectos biológicos ligados à surdez. A Suécia foi o primeiro país a iniciar o caminho para a implantação do bilinguismo.

Qual o pressuposto básico do bilinguismo?

  • O bilinguismo tem como pressuposto básico a necessidade do surdo ser bilíngue, ou seja, este deve adquirir a Língua de Sinais, que é considerada a língua natural dos surdos, como língua materna e como segunda língua, a língua oral utilizada em seu país.

Por que o bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo?

  • O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.

Postagens relacionadas: