Quem tem hérnia no umbigo pode ter parto normal?
Índice
- Quem tem hérnia no umbigo pode ter parto normal?
- O que é hérnia umbilical na gravidez?
- O que causa hérnia umbilical na gravidez?
- Como saber se estou com hérnia umbilical na gravidez?
- Quem tem hérnia inguinal pode fazer parto normal?
- Quem tem hérnia umbilical pode fazer cesária?
- É normal sentir dor em volta do umbigo na gravidez?
- Estou grávida e com hérnia?
- Pode fazer cirurgia de hérnia estando grávida?
- Quando ocorre a hérnia umbilical?
- Como fazer o tratamento da hérnia umbilical em bebês?
- Quando surge a hérnia em bebês?
- Como diagnosticar a hérnia umbilical?

Quem tem hérnia no umbigo pode ter parto normal?
Sim, quem tem hérnia umbilical pode engravidar, pois a hérnia não oferece risco para mãe ou para o bebê, desde que a hérnia no umbigo não seja muito grande ou não provoque muita dor. Inclusive a presença da hérnia não interfere na escolha da via de parto, que pode ser normal.
O que é hérnia umbilical na gravidez?
Hérnia umbilical (CID-10 K42) é caracterizada pela saliência no umbigo ou em volta dele (região da cicatriz umbilical), constituída de gordura ou uma parcela de intestino que conseguiu passar pelo músculo do abdômen, chamado anel umbilical, considerado o ponto mais frágil da parede abdominal.
O que causa hérnia umbilical na gravidez?
A doença surge principalmente em mulheres que possuíram o quadro na infância. Na gravidez, pelo fato do músculo abdominal já estar debilitado pela presença do feto, a pressão dentro da barriga ocasiona uma fissura. Gestações múltiplas aumentam as chances de hérnia umbilical.
Como saber se estou com hérnia umbilical na gravidez?
A doença, na maioria das vezes, é percebida somente pela protuberância no umbigo. Em certos casos, há desconforto abdominal. Nos quadros mais graves, no entanto, os sintomas compreendem: dor abdominal súbita e forte, enjoo, vômito ou constipação.
Quem tem hérnia inguinal pode fazer parto normal?
A hernia inguinal não contra-indica um parto normal e não é indicação de parto cesárea. Se você estiver bem, se o seu bebê estiver bem e se seus exames estiverem bem, o parto normal pode ser realizado.
Quem tem hérnia umbilical pode fazer cesária?
A hernia não contra-indica uma parto normal e não indica uma cesárea. A correção da hernia juntamente com a cesárea aumenta muito o risco da cirurgia para você. A correção da hernia na cesárea irá dificultar a sua recuperação pós-operatória, os seus cuidados com o bebê e aumentar as complicações pós-operatórias.
É normal sentir dor em volta do umbigo na gravidez?
Embora a dor seja incômoda, a gestante não precisa se preocupar. - A dor no umbigo acontece porque conforme a barriga cresce há estiramento do ligamento fibroso do abdômen que se insere no umbigo, e por isso é comum sentir um desconforto nesta região - explica a ginecologista e obstetra Erica Mantelli.
Estou grávida e com hérnia?
A hérnia inguinal é perigosa na gravidez porque há um risco maior de aumento ou de estrangulamento da hérnia. Durante a gestação, o crescimento da barriga produz uma elevação da pressão intra-abdominal. O estrangulamento ocorre quando a hérnia fica presa na abertura por onde conseguiu extravasar.
Pode fazer cirurgia de hérnia estando grávida?
Não é recomendável, exceto em casos de urgência/emergência. A gravidez é um fator de risco para recidiva da hérnia, uma vez que há aumento da cavidade abdominal.
Quando ocorre a hérnia umbilical?
- A hérnia umbilical acontece quando os músculos abdominais extravasam pelo umbigo, formando, em alguns casos, um abaulamento na região. Além do incômodo estético, o quadro pode gerar dor e complicações que colocam a vida do paciente em risco. Para tratá-lo, geralmente é preciso que uma cirurgia seja feita.
Como fazer o tratamento da hérnia umbilical em bebês?
- Normalmente, o tratamento da hérnia umbilical em bebês pode ser feito colocando um esparadrapo ou uma cinta para pressionar o umbigo para dentro da cavidade abdominal. Porém, caso a hérnia umbilical seja muito grande ou não desapareça até os 5 anos, o pediatra pode recomendar a realização de cirurgia para resolver o problema.
Quando surge a hérnia em bebês?
- Comum em bebês, a hérnia surge exatamente no local da cicatriz umbilical, geralmente, quando uma alça intestinal atravessa o tecido muscular. A hérnia umbilical é mais frequente na criança. Algumas estimativas referem que cerca de 10 a 20% de todos os bebês apresentem hérnia umbilical.
Como diagnosticar a hérnia umbilical?
- A hérnia umbilical pode ser facilmente diagnosticada quando o abaulamento está visível na região do umbigo. Em geral, esses nódulos são pequenos e não ultrapassam os 2,5 centímetros. O médico pode apalpar a região para verificar o tamanho e forma da hérnia, confirmando a presença da alteração.