adplus-dvertising

O que é o mercantilismo?

Índice

O que é o mercantilismo?

O que é o mercantilismo?

O mercantilismo foi um conjunto de práticas e ideias econômicas que dominou a Europa na transição do feudalismo para o capitalismo. A riqueza das nações em formação estava no acúmulo de metais precisos, na intervenção do Estado na economia e no protecionismo.

É característica do mercantilismo exceto?

São caraterísticas do Mercantilismo, exceto: a) Venda de produtos agrícolas. b) A intervenção do estado. c) Protecionismo Alfandegário. d) Pacto Colonial.

O que que é pacto colonial?

O Pacto Colonial, ou Exclusivo Metropolitano, era um tipo de política administrava que as coroas europeias, como o Império Português, instituíram em suas colônias nas Américas. ... Esse “pacto” instituiu a exclusividade do comércio externo da colônia em favor da metrópole que a colonizou.

Quais são os principais tipos de mercantilismo?

Tipos de Mercantilismo

  • Metalismo ou Bulionismo: quantificava a riqueza conforme a quantidade de metais preciosos que o país tinha;
  • Colbertismo ou Mercantilismo Industrial: tinha como objetivo abastecer o mercado brasileiro e diminuir as importações de outros países europeus;

Quais são os pontos importantes sobre o mercantilismo?

  • Outros pontos importantes a serem considerados sobre o mercantilismo: incentivo ao desenvolvimento manufatureiro, incentivo à construção de embarcações (base para a expansão comercial na época), protecionismo alfandegário (imposição de impostos sobre mercadorias estrangeiras).

Quando começou a confiança no mercantilismo?

  • A confiança no mercantilismo começou a decair em finais do século XVIII, quando as teorias de Adam Smith e de outros economistas clássicos foram ganhando prestígio no Império Britânico e, em menor grau, no restante da Europa (exceto na Alemanha, onde a Escola Histórica de Economia foi a mais importante durante todo o século XIX e começo do XX ).

Como eram os princípios mercantilistas?

  • Os princípios mercantilistas eram os seguintes: O governo estimulava o desenvolvimento de manufaturas em seus territórios. Como o produto manufaturado era mais caro do que as matérias-primas ou gêneros agrícolas, sua exportação era certeza de bons lucros.

Como a Espanha adotou o mercantilismo?

  • A Espanha adotou o mercantilismo metalista e enriqueceu com o ouro e a prata, explorados no continente americano, mas como não desenvolveu o comércio, a agricultura e a indústria, passou a importar produtos pagos com ouro e prata. Como as importações superavam as exportações (déficit), a economia espanhola no século XVII, ...

Postagens relacionadas: