adplus-dvertising

Qual foi o primeiro passo na construção da identidade brasileira?

Índice

Qual foi o primeiro passo na construção da identidade brasileira?

Qual foi o primeiro passo na construção da identidade brasileira?

A criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em 1838 foi o primeiro passo na tentativa estatal de refletir sobre temas que estariam relacionados à nação brasileira. Anos depois, no âmbito da Literatura, o surgimento do Romantismo buscou também contribuir com a construção dessa identidade.

Qual é a identidade brasileira?

A Identidade Brasileira é um conceito que tenta unificar critérios de identificação e pertencimento comuns entre os cidadãos brasileiros. Essa tarefa é bastante desafiadora se levarmos em conta os elementos culturais, históricos e sociais que compõem a nação.

Por que não existe a identidade nacional brasileira?

  • Por esse motivo, várias pessoas afirmam que não existe a identidade nacional brasileira ou que se existe, está desaparecendo. No Brasil, o sentimento de identidade nacional ficou mais forte a partir de 1930, durante a presidência de Getúlio Vargas. Como o Brasil é um país de grande dimensão territorial, é possível verificar a identidade regional.

Por que a construção de uma identidade nacional?

  • A construção de uma identidade nacional passa, assim, por uma série de mediações que permitem a invenção de uma língua comum, uma história cujas raízes sejam as mais longínquas possíveis, nacionais, um folclore, uma natureza particular, uma bandeira e outros símbolos oficiais ou populares.

Quais as formas de simplificação da identidade nacional?

  • Quanto ao tema identidade nacional, existem duas formas de simplificação da realidade. A primeira são os símbolos pátrios propriamente ditos: cores das bandeiras, um herói nacional, um lema. Já a segunda são os estereótipos, tanto a caricatura de estrangeiros, como a que o próprio povo faz de si.

Quais são os símbolos da identidade nacional?

  • Os símbolos são extremamente necessários para a compreensão humana do mundo. Quanto ao tema identidade nacional, existem duas formas de simplificação da realidade. A primeira são os símbolos pátrios propriamente ditos: cores das bandeiras, um herói nacional, um lema.

Postagens relacionadas: