adplus-dvertising

O que compõe um currículo na educação?

Índice

O que compõe um currículo na educação?

O que compõe um currículo na educação?

O currículo inclui tudo o que será ensinado, não apenas a teoria. E, sim, os aspectos humanos e sociais, como comportamentos e valores que os estudantes vão aprender em cada aula. Resumindo, é uma ferramenta de ligação entre escola, cultura e sociedade.

Como deve ser o currículo escolar?

Um currículo escolar precisa ser elaborado a partir do projeto pedagógico da escola, ter uma teoria que o fundamente, a mesma perspectiva que fundamenta o projeto pedagógico e definir a proposta educativa que orientará o trabalho pedagógico do dia a dia da escola, dos trabalhos realizados principalmente na sala de aula ...

Quem define o que será ensinado no currículo?

Hoje, Estados e municípios são responsáveis pela elaboração do currículo usado nas escolas públicas. Na rede privada, cabe a cada instituição determinar as expectativas de aprendizagem dos alunos. Há, portanto, milhares de currículos espalhados pelo país.

O que é currículos e programas?

Inicialmente o currículo era compreendido como o plano e programa a ser seguido pelas instituições escolares, e trazia os objetivos, conteúdos e métodos instrucionais.

O que deve ser considerado na construção do currículo?

  • Traga contribuições embasadas. Uma sugestão de alteração ou inclusão na proposta do currículo tem maior potencial de ser considerada se for bem justificada. ...
  • Considere o contexto regional. ...
  • Pense de forma interdisciplinar. ...
  • Reflita sobre a necessidade de complementações. ...
  • Analise as progressões.

Quem é responsável pelo currículo escolar?

O professor educador tem um papel fundamental na elaboração do currículo na escola, sendo que o mesmo deve sempre se envolver nos assuntos escolares.

Como o currículo escolar é entendido no Brasil?

Currículo é entendido comumente como a relação das disciplinas que compõem um curso ou a relação dos assuntos que constituem uma disciplina, no que ele coincide com o termo programa. ... Este pode ser considerado o conceito ampliado de currículo, pois, no que toca à escola, abrange todos os elementos a ela relacionados.

Como o currículo escolar pode ser entendido?

  • Todas as atividades e experiências realizadas e vivenciadas pelo aluno e por todo pessoal envolvido com o aluno deve compor o currículo escolar. O currículo escolar pode ainda ser entendido como todas as experiências e atividades realizadas sob a orientação da escola, com os objetivos visados pela escola. Isso significa que, o currículo não se ...

Qual a concepção do currículo?

  • Nessa concepção, o currículo é construído a partir do projeto pedagógico da escola e viabilizam a sua operacionalização, orientando as atividades educativas, as formas de executá-las e definindo suas finalidades. Assim, pode ser visto como um guia sugerido sobre o que, quando e como ensinar; o que, como e quando avaliar.

Por que o currículo é tão importante no aspecto escolar?

  • Visto que o currículo é uma questão tão importante no aspecto escolar, este passou então a ser visto “como um campo profissional de estudos e pesquisas” (HORNBURG e SILVA, 2007, p.1). Por isso, surgiram muitas teorias curriculares.

Por que o currículo não se limita ao âmbito escolar?

  • O currículo escolar não se limita a questões ou problemas que só se relacionam ao âmbito escolar. Isso porque o currículo não visa apenas o que o professor ensina na sala de aula, mas a formação do aluno como um todo. Considerando também a formação para sua vida após a escola.

Postagens relacionadas: