adplus-dvertising

Quais as causas da apatia e desinteresse dos alunos no ambiente escolar?

Índice

Quais as causas da apatia e desinteresse dos alunos no ambiente escolar?

Quais as causas da apatia e desinteresse dos alunos no ambiente escolar?

Em suma, a falta de desejo de aprender observada em determinados alunos pode ter como causas prováveis: a) a possibilidade de não conseguir emprego após o término dos estudos; b) a alienação dos alunos motivada pela alienação dos professores; c) problemas no vínculo afetivo entre professor e aluno; d) alunos educados . ...

O que fazer quando se sente desmotivado?

Está se sentindo desmotivado? Algumas dicas simples para ajudar a recuperar a motivação.

  1. Você deve saber com clareza qual o seu objetivo. ...
  2. Entenda por que você tem esse objetivo. ...
  3. Planeje sua rotina para atingir seu objetivo. ...
  4. Divulgue seu objetivo a alguém. ...
  5. Lembre-se porque começou.

O que é um aluno apático?

Apatia é uma condição psicológica designada por um estado emocional de indiferença. É a falta de emoção ou motivação de um indivíduo perante algo ou alguma situação, tendo como algumas das suas características o desgaste físico, a inércia, a fraqueza muscular e a falta de energia (letargia).

Por que os alunos ficam desmotivados?

  • Resumidamente, este conjunto de cognições motivacionais corresponde aos interesses pessoais dos alunos. À sua maior ou menor orientação para os objetivos acadêmicos. Se aplicarmos as cognições motivacionais a situações reais de sala de aula, podemos concluir que os alunos ficam desmotivados por três principais motivos.

Como ajudar o aluno desmotivado?

  • No sentido de ajudar o aluno desmotivado, o professor deve se preocupar com o ambiente escolar, em especial a sala de aula, o desenvolvimento das atividades, a organização e principalmente a relação professor/aluno e o processo avaliativo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que os alunos apresentam dificuldade em interagir com determinadas atividades?

  • Determinados alunos apresentam grande dificuldade em interagir com certas atividades, outros apresentam resistência total no sentido de adquirir conhecimentos, se isolando dos demais colegas, negando a participar das atividades propostas, bem como não apresentando interesse qualquer em realizar algo que se refere à aprendizagem.

Qual a motivação do aluno?

  • Isso significa que, de forma breve e clara, podemos considerar que a motivação do aluno depende daquilo que o aluno pensa. Do que o aluno pensa sobre si, sobre as suas capacidades e sobre as tarefas acadêmicas. As cognições motivacionais podem agrupar-­se em dois grupos de cognições, que a literatura tem designado de expectativa e valor.

Postagens relacionadas: