adplus-dvertising

Que material é encontrado no esqueleto de todas as esponjas?

Índice

Que material é encontrado no esqueleto de todas as esponjas?

Que material é encontrado no esqueleto de todas as esponjas?

O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida.

O que leva os pesquisadores a considerar os Poriferos um grupo muito primitivo?

Os poríferos não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, não apresentam órgãos, sendo considerados os animais mais simples do reino Animalia.

Quais são os tipos de espículas presentes no esqueleto da esponja?

  • Os tipos de espículas presentes no esqueleto da esponja são importantes caracteres para a identificação e classificação das espécies. Dependendo da organização do corpo, do átrio e das câmeras internas, as esponjas são classificadas em três tipos, da mais simples para a mais complexa: asconóide, siconóide e leuconóide.

Qual a diferença entre esponjas e órgãos?

  • Esponjasnão têm nem tecidos nem órgãos. Diferentes esponjas formam formas diferentes, incluindo válvulas, ventiladores, copos, cones, blobs, barris e crostas. Estes invertebrados variam em tamanho de poucos milímetros a 2 metros de altura.

Qual a classificação das esponjas?

  • A larva é liberada para o meio externo pelo ósculo. Após certo período, a larva se fixa a um substrato e sofre metamorfose, originando a forma jovem. A classificação das esponjas é feita principalmente com base nas estruturas esqueléticas. Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida.

Como ocorre a reprodução das esponjas?

  • Reprodução. A reprodução das esponjas pode ser assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada pode ocorrer por fragmentação, brotamento e, em algumas espécies, através da formação de uma estrutura de resistência chamada gêmula. Na fragmentação, pedaços do corpo da esponja se regeneram originando um novo indivíduo.

Postagens relacionadas: