Que foi a odisséia?
Índice
- Que foi a odisséia?
- O que foi a Ilíada e Odisséia?
- Como ler Ilíada e Odisseia?
- O que narram as obras Ilíada e Odisséia?
- Quais as características principais da odisseia?
- Quantos versos tem a odisseia?
- Qual a importância de Ilíada e odisséia para a filosofia?
- Quando Homero escreveu Ilíada e Odisséia?
- Como entender a Ilíada?
- O que vem primeiro Ilíada ou Odisseia?
Que foi a odisséia?
Odisseia é um poema épico do século IX a.C., descrito pelo poeta grego Homero, que narra as aventuras do herói Ulisses, na sua viagem de retorno para “Ítaca”, após a Guerra de Troia. ... A primeira parte da Odisseia é chamada “Telemaquia”, por tratar de Telêmaco, filho de Ulisses e Penélope.
O que foi a Ilíada e Odisséia?
Ilíada e Odisseia O primeiro deles, Ilíada, conta a história do último ano de uma guerra que ficou conhecida como Guerra de Troia (Troia em grego se escreve Ílion, e por isso o nome do poema é Ilíada). Já o poema Odisseia conta a história de Ulisses, que após o fim da Guerra tenta voltar para sua casa.
Como ler Ilíada e Odisseia?
É interessante observar como a Ilíada ocorre no tempo de apenas alguns dias, enquanto a Odisseia se estende por anos, o que marca também o estilo adotado nas duas obras, sendo a primeira uma narrativa linear e a segunda de estrutura cíclica.
O que narram as obras Ilíada e Odisséia?
Ilíada narra a fúria do herói Aquiles e suas consequências trágicas durante a Guerra de Troia; Odisseia narra o retorno de Ulisses, o Odisseu, rei de Ítaca, após essa guerra. Essas narrativas são consideradas um simbolismo da aventura humana.
Quais as características principais da odisseia?
Odisseia é um poema épico escrito pelo poeta grego da Antiguidade, Homero. Devido aos obstáculos imprevistos e à longa duração da jornada de Ulisses, a palavra odisseia tornou-se sinônimo de narrativa que relata uma série de acontecimentos extraordinários até a concretização de um objetivo. ...
Quantos versos tem a odisseia?
Dividida em 24 cantos, a Odisseia é composta por 12 mil versos hexâmetros, de 13 a 17 sílabas, que variam entre as longas e as breves da língua grega.
Qual a importância de Ilíada e odisséia para a filosofia?
Na Grécia Antiga, todas as produções literárias - os gêneros épico, lírico e dramático - eram consideradas poemas. Os poemas de Homero presente nas obras Ilíada e Odisseia são considerados os primeiros grandes textos épicos ocidentais.
Quando Homero escreveu Ilíada e Odisséia?
O consenso dos estudiosos é que "a Ilíada e a Odisseia datam dos últimos anos do século IX a.C., ou a partir do século VIII a.C., a Ilíada sendo anterior à Odisseia, talvez por algumas décadas", ou seja, um pouco mais cedo do que Hesíodo, e que a Ilíada é o trabalho mais antigo da literatura ocidental.
Como entender a Ilíada?
A Ilíada, obra atribuída a Homero, conta a história da Guerra de Troia, que teve como figuras importantes os apaixonados Páris e Helena e o guerreiro Aquiles. A Ilíada é o texto da literatura universal que narra a famosíssima “Guerra de Troia” (Ílion = Troia).
O que vem primeiro Ilíada ou Odisseia?
É uma sequência da Ilíada, outra obra creditada ao autor, e é um poema fundamental no cânone ocidental. Historicamente, é a segunda — a primeira sendo a própria Ilíada — obra da literatura ocidental.