adplus-dvertising

O que pode ser considerado ativo intangível?

Índice

O que pode ser considerado ativo intangível?

O que pode ser considerado ativo intangível?

Ativo intangível nada mais é do que um bem que a empresa possui, mas que não existe fisicamente. O mais famoso exemplo de ativo intangível (não se vê ou não se toca), é um software. Ele está registrado no grupo do “ativo não circulante”, dentro do ativo.

Qual a diferença entre ativo intangível e goodwill?

Segundo Hendriksen (1999) goodwill é um ativo intangível, assim como contas a receber, despesas antecipadas, aplicações financeiras e outras, no entanto estas contas são facilmente identificadas, ao contrário do goodwill. ... Entretanto, o conceito de goodwill vai além do bom relacionamento comercial.

Quais são os critérios que identificam na contabilidade um bem que pode ser classificado corretamente como ativo intangível?

Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 04, um Ativo Intangível pode ser assim considerado quando:

  • For separável, ou seja, capaz de ser separado ou dividido da empresa, podendo ser negociado, vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado;
  • Resultar de direitos contratuais ou de outros direitos legais;

Como deve ser feita a mensuração do valor justo de ativo intangível adquirido em combinação de negócios?

Custo por aquisição em uma combinação de negócios: o ativo intangível adquirido desta maneira deve ser avaliado através da metodologia do valor justo na data de aquisição. Este reflete as expectativas de mercado na data de aquisição com relação à probabilidade de geração de benefícios econômicos a favor da empresa.

Quais são os benefícios do Ativo Intangível?

  • 3º Benefícios econômicos financeiros – Nesse ponto, o ativo intangível é igual a qualquer outro bem de posse da empresa. Espera-se que tudo que a empresa detenha controle, tenha como função principal atender às necessidades operacionais da empresa. Isso não significa dizer que um ativo intangível obrigatoriamente gere receita.

Como reconhecer um ativo intangível?

  • Como reconhecer um Ativo Intangível? A norma estabelece algumas regras para reconhecimento sobre o que é Ativo Intangível. Vamos a elas:

Qual a diferença entre ativo tangível e intangível?

  • Ok, entendemos que ativos intangíveis não têm uma existência física. Isso significa que seu oposto, os tangíveis, são físicos (como equipamentos, máquinas, móveis, entre outros). Contudo, quando falamos em diferença entre ativo tangível e intangível, temos alguns pontos importantes a observar:

Qual a importância do ativo intangível para um negócio?

  • Com isso, entendemos a principal importância do Ativo Intangível para um negócio: a gestão de Ativos Intangíveis é essencial para o sucesso a longo prazo.

Postagens relacionadas: