adplus-dvertising

Que tipo de tecido que constitui a epiderme e a derme?

Índice

Que tipo de tecido que constitui a epiderme e a derme?

Que tipo de tecido que constitui a epiderme e a derme?

A pele dos vertebrados é formada por dois tecidos distintos, firmemente unidos entre si. O tecido mais externo, epitelial, é a epiderme. O mais interno, conjuntivo, é a derme.

Quais as camadas da epiderme e suas características?

A epiderme é a camada mais externa, sendo formada por tecido epitelial. A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. A camada mais externa é o extrato córneo, que é constituído por células mortas ricas em queratina.

Qual o tecido que forma a hipoderme?

A hipoderme é formada por tecido conjuntivo frouxo e fica situada na região mais profunda da pele, unindo de modo pouco firme a derme aos órgãos subjacentes.

Como é formada a epiderme?

  • A derme é formada por tecido conjuntivo denso, sendo constituída por colágeno, glicoproteínas e fibras do sistema elástico. É ainda formada por duas camadas: papilar e reticular. A epiderme também reveste o corpo das plantas, ou seja, é um tecido de revestimento de folhas, raízes e caules.

Qual a espessura da epiderme?

  • Diferentes partes do corpo possuem espessura diferentes de epiderme, com áreas de maior atrito, como as palmas das mãos e as solas dos pés possuindo uma epiderme mais espessa.

Quais são as células da epiderme?

  • As células da epiderme estão intimamente unidas e não existe nenhum tipo de substância intercelular entre elas. Existem quatro tipos de células na epiderme: Queratinócitos: Presentes em maior número (95%), são responsáveis pela produção de queratina. Melanócitos: Responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor a pele.

Qual a profundidade da epiderme?

  • A epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo. Zonas sujeitas a maior atrito como palmas das mãos e pés têm uma camada mais grossa (conhecida como pele glabra por não possuírem pelos), e variam de 0,04mm até 1,6mm de espessura.

Postagens relacionadas: