adplus-dvertising

O que é a meta fiscal do governo?

Índice

O que é a meta fiscal do governo?

O que é a meta fiscal do governo?

É chamada de meta fiscal a diferença entre as expectativas de gastos do Brasil e o que se espera em termos de receita. Essa projeção é traçada, majoritariamente, em busca de quitar a dívida pública.

O que é a meta fiscal de resultado primário?

Esse resultado é uma meta fiscal que avalia se o governo está gastando mais do que a arrecadação. ... Basicamente, resultado primário é a diferença entre as despesas e as receitas fiscais.

O que é fixação de meta fiscal?

A meta é resultado da diferença entre receitas e despesas primárias do governo. ... O argumento era a elevada incerteza para prever a arrecadação no ano que vem, mas o efeito prático era um salvo-conduto para o governo executar o Orçamento sem precisar fazer bloqueios em caso de frustração de receitas.

Para que servem as metas fiscais?

A meta fiscal consiste em um programa criado pelo Governo que mostra a diferença entre a expectativa do valor que o mesmo pretende arrecadar e o total de despesas previstas em um ano.

O que é o risco fiscal?

Riscos Fiscais são possibilidades de ocorrências de eventos capazes de afetar as contas públicas, comprometendo o alcance dos resultados fiscais estabelecidos como metas e objetivos.

O que é meta de resultado?

Uma meta de resultado é por sua natureza pro-cíclica. Quando a receita aumenta, posso gastar mais. Quando da receita cai, eu tenho que gastar menos. Então a meta de resultado primário aumenta a volatilidade da economia como ficou claro no Brasil dos últimos dez anos", diagnosticou o ex-ministro.

Qual a importância do anexo de metas fiscais?

O Anexo de Metas Fiscais surge no artigo 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) veicule anualmente a projeção de resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.

O que é risco fiscal de um país?

Segundo o site Tesouro Transparente os “riscos fiscais são possibilidades de ocorrências de eventos capazes de afetar as contas públicas, comprometendo o alcance dos resultados fiscais estabelecidos como metas e objetivos.

Como são tributáveis as receitas financeiras?

  • Para efeito de apuração da CSLL e do IRPJ, as receitas financeiras são tributáveis tanto para as PJs que adotam o Lucro Real quanto para as que tributam pelas regras/normas do Lucro Presumido.

Quais são as receitas financeiras?

  • Para fins tributários, existem muitas contas que são consideradas como receitas financeiras. Veja os exemplos de itens que as compõem e que devem ser incluídos no lucro operacional do negócio: os rendimentos nominais relativos a aplicações financeiras de renda fixa, auferidos pela companhia na época de apuração.

Quais são as receitas do governo federal?

  • Essas receitas constituem instrumento para financiar os programas e ações correspondentes às políticas públicas. Os tributos arrecadados pelo governo federal, tais como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto de Renda (IR), são alguns exemplos dessas receitas.

Quais são as despesas financeiras?

  • Juros e multas são alguns exemplos de movimentações que podem ser apresentados como Despesas Financeiras. No caso de quem trabalha com importação e exportação, variações cambiais também estão neste tópico. No Treasy você pode detalhar as Outras Despesas por:

Postagens relacionadas: