adplus-dvertising

O que é danos morais estéticos?

Índice

O que é danos morais estéticos?

O que é danos morais estéticos?

Enquanto o dano moral é psíquico, o dano estético se caracteriza por uma deformação humana externa ou interna. O dano estético, portanto, deixa marca corporal na pessoa, causa dor no seu íntimo e gera sofrimento social no lesado perante as demais pessoas.

Como definiríamos o dano estético?

  • Definiríamos o dano estético (ou o ob deformitatem, da maneira que o chama Giorgi) como qualquer modificação duradoura ou permanente na aparência externa de uma pessoa, modificação esta que lhe acarreta um ‘enfeamento’ e lhe causa humilhação e desgostos, dando origem, portanto, a uma dor moral.” (MAGALHÃES, p. 45/46, 2004).

Como é tratado o dano estético?

  • O dano estético vem sendo tratado tanto pela doutrina quanto pela jurisprudência como uma espécie diferente de dano extrapatrimonial. Ensina a Professora Teresa Ancona Lopez Magalhães: “É claro que quando falamos em dano estético estamos querendo dizer lesão à beleza física, ou seja, à harmonia das formas externas de alguém (imagem).

Por que o dano estético é considerado um dano moral?

  • O dano estético, antigamente, era absorvido na indenização do dano moral, sendo atrelado a ele, sem suas próprias características definidoras. Porém, com o passar do tempo e os casos concretos a que este clamava por uma particularização, foi considerado um dos danos à personalidade.

Qual a responsabilidade civil do dano estético?

  • Ademais, no tocante à responsabilidade civil, não importa se o dano estético pode ser amenizado ou camuflado por aparelhos, maquiagem ou cabelo. No mesmo sentido:

Postagens relacionadas: