O que diz a CLT sobre horas extras?
O que diz a CLT sobre horas extras?
O artigo 59 da CLT determina que a duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, caso necessário, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.
Quando ocorre hora extra?
Ou seja, é hora extra toda aquela que excede a jornada de trabalho previamente acordada. Ela pode ocorrer nas horas anteriores à jornada de trabalho, durante seus intervalos, ou depois de seu término.
Quando o funcionário não tem direito a hora extra?
Os empregados que prestam serviços externos incompatíveis com a fixação de horário, com registro de tal condição na CTPS e na ficha ou livro de registro de empregados, não têm direito a horas extras.
Qual o valor da Hora Extra?
- Qual o valor da hora extra? De acordo com a CLT, a obrigatoriedade da remuneração do serviço extraordinário é superior ao valor normal da hora trabalhada. Contudo, a Constituição Federal determina o mínimo do pagamento em 50%.
Como calcular a hora extra?
- Para calcular a hora extra 100% é preciso seguir a mesma lógica que apresentamos no cálculo de 50%. Vamos considerar o mesmo trabalhador, que recebe R$ 2.200 e possui valor da hora comum de R$ 10. Porém, ao invés de multiplicar a hora por 1,5 (50%), deve-se multiplicar por 2 (100%).
Como fazer as horas extras na empresa?
- Salvo situações de emergência na empresa (art. 61 da CLT), o empregado não é obrigado à fazer as horas extras. Normalmente as horas extras estão previstas em convenções e acordos coletivos de trabalho ou no próprio contrato de prestação de serviço. Horas extras iniciadas durante o horário noturno 22h e terminadas após: Como recebo?
Qual é o limite de hora extra diária?
- O limite de hora extra diária é, em geral, de 2 horas. Porém, existem exceções a essa regra e é importante que todos os envolvidos estejam cientes para que se evitem problemas que vão desde passivos trabalhistas até o pagamento de horas excessivas.