adplus-dvertising

Como a paisagem compõe o espaço geográfico?

Índice

Como a paisagem compõe o espaço geográfico?

Como a paisagem compõe o espaço geográfico?

Afinal, as paisagens também se diferenciam entre as naturais e as geográficas, pois elas formam a expressão externa do espaço. Basicamente, podemos entender que a paisagem é o espaço apreendido pelos nossos sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar).

O que é a paisagem e seus elementos?

PAISAGEM É TUDO O QUE PODEMOS VER E PERCEBER NO ESPAÇO. EM ALGUMAS PAISAGENS PREDOMINAM ELEMENTOS NATURAIS. EM OUTRAS, PREDOMINAM ELEMENTOS CULTURAIS. OS ELEMENTOS NATURAIS SÃO FORMADOS PELA NATUREZA.

Como o espaço geográfico pode ser definido?

O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem; e pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. ... O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico.

O que define a paisagem?

A paisagem, que é composta por elementos do presente e do passado, é dotada de aspectos naturais e culturais do mundo. ... A paisagem é, pois, os aspectos perceptíveis do espaço geográfico, isto é, a forma como compreendemos o mundo a partir de nossos sentidos, tais como a visão, o olfato, o paladar, entre outros.

Qual a diferença entre paisagem e espaço geográfico?

  • É importante, porém, que não se confunda o conceito de espaço geográfico com o de paisagem. Afinal, as paisagens também se diferenciam entre as naturais e as geográficas, pois elas formam a expressão externa do espaço. Basicamente, podemos entender que a paisagem é o espaço apreendido pelos nossos sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar).

Como ocorre a transformação do espaço geográfico?

  • Se ao longo de um rio, por exemplo, constrói-se uma ponte, estamos provocando a alteração das paisagens locais, o que representa a expressão do espaço geográfico. Se em uma cidade adotam-se medidas de revitalização de áreas degradadas, temos aí a transformação do espaço.

Como o espaço geográfico se confunde com o de paisagem?

  • Por isso, ele guarda consigo as marcas históricas das civilizações e suas transformações ao longo do tempo, haja vista que novas construções e reconstruções estão sempre acontecendo, porém não de forma igualitária ao longo da extensão das sociedades. É importante, porém, que não se confunda o conceito de espaço geográfico com o de paisagem.

Como o espaço geográfico constrói-se a partir das práticas antrópicas?

  • Sendo assim, o espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais pelas práticas antrópicas.

Postagens relacionadas: