O que retrata o quadro operários de Tarsila do Amaral?
Índice
- O que retrata o quadro operários de Tarsila do Amaral?
- Como está caracterizado o povo brasileiro na obra de Tarsila do Amaral?
- Quais são as formas geométricas presentes na obra estrada de ferro de Tarsila do Amaral?
- O que Cândido Portinari gostava de retratar em suas obras?
- Qual cena do cotidiano a artista Tarsila do Amaral quis retratar?
- Qual a mensagem que a obra operários que passar?
- São características da fase Pau-Brasil?
- Qual a Teoria Geral da biodiversidade?
- Qual a biodiversidade do Brasil?
- Por que precisamos da biodiversidade?
- Qual a consequência da perda da biodiversidade?

O que retrata o quadro operários de Tarsila do Amaral?
“Operários”, que mostra ao fundo uma fábrica e em primeiro plano um aglomerado de trabalhadores com expressão facial neutra, retrata o período em que teve início a industrialização brasileira, em especial a paulistana, com o surgimento da classe operária.
Como está caracterizado o povo brasileiro na obra de Tarsila do Amaral?
A pintura retrata o momento da industrialização brasileira, principalmente, a paulistana. Com Getúlio Vargas, o País passou a se industrializar a classe operária começou a surgir. O quadro mostra a diversidade cultural de um povo oprimido pelas elites, representada pela fábrica ao fundo.
Quais são as formas geométricas presentes na obra estrada de ferro de Tarsila do Amaral?
Cada conjunto é composto de figuras que representam as faces de um dos sólidos geométricos que aparecem na obra: pirâmide de base quadrada, pirâmide de base triangular e paralelepípedo.
O que Cândido Portinari gostava de retratar em suas obras?
Além de retratar as questões sociais de seu país, Portinari é bastante influenciado pelos movimentos artísticos da Europa como o Cubismo e o Surrealismo. Grande admirador de Picasso, após conhecer a obra Guernica, suas obras começaram a apresentar um caráter de denúncia com relação às questões sociais do Brasil.
Qual cena do cotidiano a artista Tarsila do Amaral quis retratar?
Tarsila do Amaral retratou cenas da vida cotidiana brasileira em suas diferentes temporalidades. Representou a identidade nacional em suas obras. Em cada quadro vê-se uma dimensão da vida cotidiana brasileira. As cores, a forma, os motivos, tudo é muito simbólico e original, brasileiramente singular.
Qual a mensagem que a obra operários que passar?
Resposta: A expressão dos operários representados passa ao espectador a sensação de tristeza, indiferença e cansaço. Esses sentimentos representam as péssimas condições de trabalho às quais os migrantes estavam submetidos, assim como remetem à falta de perspectiva que predominava no contexto de opressão da Era Vargas.
São características da fase Pau-Brasil?
Assim, para além do resgate do primitivismo, são características do Movimento do Pau-Brasil:
- Revisão crítica do passado histórico.
- Abandono do academicismo.
- Valorização da identidade nacional.
- Originalidade.
- Linguagem coloquial e humorada.
Qual a Teoria Geral da biodiversidade?
- Mas uma correta teoria geral da biodiversidade ainda está por ser formulada. Isto porque a ameaça à diversidade biológica é fato recente, e os cientistas podem conhecer como os sistemas vivos são influenciados pelas mudanças da diversidade.
Qual a biodiversidade do Brasil?
- Se comparada à biodiversidade mundial, o Brasil possui 10% da diversidade de fungos, 22% das espécies de briófitas, 12% do total de pteridófitas, a maior quantidade de angiospermas, peixes e anfíbios entre todos os países do mundo, 10% do total de insetos, quase 2 mil espécies de aves e quase mil espécies de mamíferos.
Por que precisamos da biodiversidade?
- Todos os seres humanos necessitam da biodiversidade, pois é daí que tiramos nossos alimentos, remédios e outros produtos que são utilizados como forma de gerar renda, como é o caso da madeira e de alguns produtos naturais.
Qual a consequência da perda da biodiversidade?
- A perda da biodiversidade acarreta diversos danos ao planeta, afetando diretamente a teia alimentar de uma região e provocando o desiquilíbrio dos ecossistemas. Além disso, a redução das espécies compromete de forma grandiosa a economia de um país.