adplus-dvertising

O que é o SESMT qual sua função nas empresas?

Índice

O que é o SESMT qual sua função nas empresas?

O que é o SESMT qual sua função nas empresas?

Compete ao SESMT esclarecer os empregados dos riscos no ambiente de trabalho e promover ações para neutralizá-los ou eliminá-los. Sempre visando a promoção da saúde, prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.

Quem deve ter SESMT?

“Não é toda empresa que tem que ter SESMT. ... Estabelecimentos empresarias com qualquer classificação de grau de risco e com menos de 50 empregados estão desobrigados de constituir o SESMT. O SESMT é obrigatório, e as empresas que infringem as regras da NR-4 estão sujeitas a multas.

Quais as vantagens do SESMT?

O SESMT é uma importante ferramenta para a Segurança do Trabalho nas empresas. Além de ser obrigatório, é fundamental para garantir a atenuação dos riscos presentes no dia a dia dos trabalhadores. Assim, diminui a incidência de acidentes e doenças ocupacionais.

Qual a função do SESMT?

  • Mas não apenas para isso, o SESMT também tem a função de alertar e dar instruções para os funcionários sobre o aparecimento de novas doenças, esclarecimentos sobre qualquer tipo de doença e também evitar que pequenos acidentes de trabalho possam acontecer e prejudicar a empresa.

Como fazer parte do SESMT?

  • Para fazer parte do SESMT é preciso atender aos seguintes requisitos: Médico do Trabalho: O profissional deve ter diploma além do diploma de médico, curso de pós graduação na área de medicina do trabalho ou fazer a residência médica em alguma área que seja relacionada com a saúde do trabalhador.

Por que o SESMT é importante?

  • Por que o SESMT é importante? Podemos dizer que a importância do SESMT vai muito além do mero cumprimento de uma obrigação legal. A realidade é que o número de acidentes de trabalho no Brasil é alarmante, sobretudo no segmento de construção civil.

Qual a sigla do SESMT?

  • SESMT é a sigla para Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Trata-se de uma equipe especializada em Saúde e Segurança que atua nas empresas visando à proteção dos trabalhadores. O serviço é acompanhado pela Norma Regulamentadora nº 4 (NR 4).

Postagens relacionadas: