adplus-dvertising

O que compoe o valor do ativo imobilizado?

Índice

O que compoe o valor do ativo imobilizado?

O que compoe o valor do ativo imobilizado?

O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). ... O custo de um bem do imobilizado é o preço pago ou equivalente na data da aquisição.

Como calcular o custo de um ativo imobilizado?

O custo de aquisição de um bem do imobilizado compreende preço de compra, inclusive impostos de importação e impostos não-recuperáveis sobre a compra, bem como de custos para instalar e colocar o ativo em condições operacionais para ser usado.

Como deve ser feito o reconhecimento do custo de um item do ativo imobilizado?

O custo de um item de imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se: (a) for provável que benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços associados ao item fluirão para a entidade; e (b) o custo ou valor justo do item puder ser mensurado confiavelmente.

O que faz parte do ativo imobilizado?

Portanto, o ativo imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos tangíveis (corpóreos) necessários à manutenção das atividades da empresa, cuja sua vida útil seja maior ou igual a 1 ano.

Como calcular o valor do Imobilizado?

O cálculo das quotas de depreciação de bens do ativo imobilizado será efetuado da seguinte forma:

  1. Bens já Existentes no Patrimônio no Exercício Anterior.
  2. Bens Acrescidos no Ativo Imobilizado no Período.
  3. Bens Baixados no Período.

Quais itens devem compor o custo de um ativo imobilizado quando de sua mensuração inicial?

Para ser definido como imobilizado, o ativo deve cumprir alguns requisitos:

  • Ser mantido pela organização para uso na produção ou comercialização de mercadorias, para aluguel ou para fins administrativos;
  • Ser usado por mais de doze meses;
  • Gerar benefícios econômicos para a empresa;
  • Ser possível de ser mensurado.

Qual é o custo de um imóvel imobilizado?

  • Custo é o valor de aquisição ou construção do ativo imobilizado ou o valor atribuído ou de mercado, no caso de doações. O custo de um bem do imobilizado compreende: a) preço de compra, inclusive impostos de importação e impostos não-recuperáveis sobre a compra, deduzidos de descontos comerciais e abatimentos;

Quais são as características do ativo imobilizado?

  • CARACTERÍSTICAS E VALOR CONTÁBIL . O Ativo imobilizado compreende os ativos tangíveis que: a) são mantidos por uma entidade para uso na produção ou na ...

Qual é o ativo imobilizado de uma empresa?

  • Bom, o ativo imobilizado de uma empresa são todos os bens destinados à manutenção de suas atividades ou exercidos com essa finalidade, esperando ele seja utilizado por mais de um período.

Quais os direitos do ativo imobilizado?

  • De acordo com a legislação, no Ativo Imobilizado são considerados os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à empresa os benefícios, riscos e controle desses bens (Inciso IV do art. 179 da Lei nº 6.404/76).

Postagens relacionadas: