adplus-dvertising

O que acompanha um vinho Chardonnay?

Índice

O que acompanha um vinho Chardonnay?

O que acompanha um vinho Chardonnay?

Molhos ricos de sabor, seja em carnes ou massas, podem compor uma boa harmonização com os vinhos Chardonnay. No geral, podemos dizer que peixes carnudos e mariscos combinam bem com vinhos desta uva. A doçura da abóbora moranga, milhos e batatas doces contrastam bem com este tipo de vinho.

Qual queijo combina com vinho branco Chardonnay?

Entre os vinhos, o branco chardonnay harmoniza com os três tipos de queijos. Além dele, também são indicados os tipos riesling, cabernet sauvignon, merlot e shiraz para o queijo brie, o sauvignon blanc para a muçarela de búfala e os tintos de uvas shiraz, pinot noir, gammay e tampranillo para o camembert.

O que é um vinho Chardonnay?

A Chardonnay é a uva branca de maior sucesso em todo o mundo e está para os brancos assim como a Cabernet Sauvignon para os tintos. A casta é originária da Borgonha, onde há vinhos maravilhosos, incrivelmente elegantes e complexos.

Qual a origem do vinho Chardonnay?

A Chardonnay é uva de origem francesa e está entre as principais castas internacionais, sendo uma das mais plantadas em todo o mundo. ... A partir disso, a Chardonnay foi reconhecida como uma nova espécie de uva e não mais como uma variedade do cruzamento entre a Gouais e a Pinot Blanc.

O que combina com Carmenere?

Vinhos com corpo médio harmonizam com pratos com a mesma intensidade. Por isso, a uva Carménère pode acompanhar frutos do mar bem condimentados, carnes brancas e vermelhas, massas, risotos e queijos, entre muitas outras opções.

Qual queijo comer com vinho branco?

Queijos para comer com vinho branco

  • Vinho branco seco: gorgonzola, camebert, gouda e brie;
  • Vinho branco doce: queijos fortes mais fortes como o roquefort, gorgonzola ou parmesão;
  • Vinho branco encorpado: queijos suaves, tipo brie, queijo de cabra ou curado;

O que harmoniza com vinho branco suave?

Tipos como Minas frescal, ricota, queijo coalho e muçarela de búfala combinam com vinhos brancos leves (Sauvignon Blanc, Vinho verde), que possuem aroma frutado e refrescante, mas com uma acidez mais elevada, para contrabalancear com a dos queijos.

Qual o sabor do vinho Chardonnay?

Os aromas mais comuns nos vinhos Chardonnay são os frutados, podendo ser frutas cítricas (limão, lima, tangerina, maçã verde etc.) ou frutas tropicais (maracujá, abacaxi, banana, manga, pêssego, entre outras). É usual encontrar também aromas amadeirados (nozes, tostado, baunilha, avelã etc.)

Qual o melhor vinho Chardonnay?

Seleção de vinhos com Chardonnay

  • Catena Zapata, Mendoza, Argentina. AD 95 pts - Extraordinário.
  • Viña Errazuriz, Aconcágua, Chile. ...
  • Frédéric Cossard, Borgonha, França. ...
  • Planeta, Sicília, Itália. ...
  • Frédéric Cossard, Borgonha, França. ...
  • Philippe Pacalet, Borgonha, França. ...
  • Montes, Colchagua, Chile. ...
  • Domaine Drouhin, Borgonha, França.

Quais são os vinhos de Chardonnay?

  • Os vinhos Chardonnay são encorpados e com uma textura cremosa. Não são muito aromáticos e a maioria dos aromas e sabores vem da técnica de vinificação. É uma uva potente e, em grande parte dos casos, possui estrutura para passar alguns anos envelhecendo. Uva e vinho Charnonnay – infográfico.

Como combinar vinhos Chardonnay com vinhos?

  • Molhos ricos de sabor, seja em carnes ou massas, podem compor uma boa harmonização com os vinhos Chardonnay. No geral, podemos dizer que peixes carnudos e mariscos combinam bem com vinhos desta uva. A doçura da abóbora moranga, milhos e batatas doces contrastam bem com este tipo de vinho.

Qual a origem da Chardonnay?

  • A Chardonnay se originou na região da Borgonha, na França, dentro de Côte d’Or. Sua pele é verde, embora quando madura apresente coloração amarela-palha. Sua pele é fina e seus cachos são pequenos e delicados. Durante o processo de colheita da Chardonnay, o produtor precisa ter muito cuidado para retirá-la corretamente.

Qual a coloração do Chardonnay envelhecido?

  • A coloração deste vinho costuma ser um amarelo mais claro, diferente de quando passa por barricas de carvalho. O Chardonnay envelhecido tem características muito distintas devido ao tempo em barricas de carvalho. Estes vinhos têm notas de manteiga, sabores cítricos de frutas tropicais e, às vezes, apresentam toques de caramelo.

Postagens relacionadas: