O que deve constar numa réplica?
Índice
- O que deve constar numa réplica?
- O que é apresentar Réplica a contestação?
- O que é o mérito na réplica?
- Quando o juiz deverá determinar a intimação da parte para apresentar Réplica a contestação?
- Qual a importância da réplica à contestação?
- Quando deve ser feita a contestação?
- Como criar um modelo de contestação?
- Qual o prazo para uma réplica por escrito?
O que deve constar numa réplica?
Ao montar a sua réplica à contestação trabalhista, atente-se aos seguintes pontos: Analise o que foi escrito pela empresa e quais documentos estão apresentados; Manifeste-se em relação a todos os pontos; Caso a empresa tenha apresentado uma defesa de fato modificativo, extintivo ou impeditivo, avise o juiz.
O que é apresentar Réplica a contestação?
Segundo o autor, réplica é a oportunidade que o juiz abre ao autor para que ele se manifeste sobre a contestação apresentada pelo réu. Embora na prática forense isso seja feito de forma indiscriminada, em quase todos os processos, a réplica só é obrigatória em situações específicas.
O que é o mérito na réplica?
1.2. A defesa de mérito versa sobre as alegações em que se fundamenta o direito postulado pelo autor. É a defesa de conteúdo substancial, que ataca a causa petendi.
Quando o juiz deverá determinar a intimação da parte para apresentar Réplica a contestação?
Isso é o que diz o artigo 352 a respeito das alegações do réu: ... Ainda assim, quando o autor é intimado para contrapor as alegações do réu que fazem defesa direta de mérito, o recomendado é apresentar a réplica em até 15 dias. Até porque, mesmo que não haja um prazo, isso não quer dizer que o Juiz não possa estipulá-lo.
Qual a importância da réplica à contestação?
- A réplica à contestação é uma das peças iniciais de maior importância para o trâmite do processo judicial. É por meio da réplica que o autor poderá se manifestar refutando as provas e alegações trazidas pelo réu na contestação. O termo réplica indica a objeção de uma parte contra os argumentos alegados pela outra.
Quando deve ser feita a contestação?
- A contestação é feita por petição. Deve ser protocolada no Tribunal em um prazo de 15 dias a partir: da citação regular do réu, segundo o artigo 231, Novo CPC, independentemente da forma, e inclusive se houver comparecimento espontâneo do réu; da audiência de conciliação ou de mediação ou da última sessão de conciliação, ...
Como criar um modelo de contestação?
- O blog do SAJ ADV criou um modelo de contestação. Trata-se de uma estrutura formal, em que o advogado deve preencher cada seção com as devidas fundamentações e argumentações. EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA …. VARA ….
Qual o prazo para uma réplica por escrito?
- A segunda é por escrito, este formato é mais utilizado quando o caso é bem complexo, pois o juiz oferece um prazo maior. Se for por escrito, é possível montar a réplica como uma petição normal, respondendo todos os pontos. O prazo por escrito pode variar, entre 5,10 ou 15 dias. Lembrando que pode variar bastante.