O que é otite bacteriana?
O que é otite bacteriana?
A otite média aguda é uma infecção bacteriana ou viral do ouvido médio. A otite média aguda frequentemente ocorre em pessoas com um resfriado ou alergias. O ouvido infectado é doloroso. Os médicos examinam o tímpano para estabelecer o diagnóstico.
Quando otite vira meningite?
Sim, embora seja um evento raro, uma otite pode causar meningite devido à proximidade entre o ouvido médio e a meninge, uma membrana que recobre o cérebro, a medula espinhal e todo o sistema nervoso central.
O que fazer quando se está com otite?
O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios por via oral, em média por 10 dias. Já no caso da otite interna (ou labirintite), que é um caso mais grave, o quadro do paciente pode evoluir para meningite e encefalite, por isso o tratamento é hospitalar.
Por que a otite interna atinge o ouvido?
- A otite interna atinge as partes mais complexas e sensíveis do ouvido: o labirinto e a cóclea. Essa infecção é a mais grave porque o labirinto e a cóclea são as estruturas responsáveis pelo equilíbrio, audição e estão próximas ao nervo do vestíbulo e nervo auditivo.
Por que a otite é causada?
- Em geral, a otite é causada por bactérias ou vírus que entram no corpo pelo nariz ou pela boca. Lugares onde um grande número de crianças permanece juntas (creches, por exemplo) colaboram para a fácil propagação dos germes. Infecções respiratórias, alergias e poluentes do ar (como a fumaça de tabagismo passivo) também podem levar a otites.
Por que a otite pode provocar perda auditiva?
- A otite pode provocar perda auditiva. Nesses casos, o uso de um aparelho auditivo aparece como uma grande solução para recuperar a qualidade de vida. Logo após a identificação da perda auditiva, o paciente deve procurar um especialista para auxiliá-lo na adaptação ao aparelho auditivo.
Qual a causa da otite com efusão?
- Otite com efusão: inflamação e acúmulo de líquido (derrame) no ouvido médio sem infecção bacteriana ou viral. Isso pode ocorrer porque o acúmulo de líquido persiste após uma otite que foi tratada. Também pode ocorrer devido a alguma disfunção ou bloqueio não infeccioso das tubas auditivas