O que causou a estranha epidemia de dança de 1518?
O que causou a estranha epidemia de dança de 1518?
O caso começou quando a moradora Frau Troffea começou a dançar sozinha e sem música no meio da rua. À princípio, ela foi encorajada por palmas e gritos, mas não demorou muito para perceberem que havia alguma coisa errada. Troffea não parava de dançar. E continuou com os movimentos rítmicos durante seis dias.
Qual é o santo padroeiro dos dançarinos?
Vito Vito é considerado o santo padroeiro dos atores, comediantes, dançarinos e epiléticos, da mesma forma que Gênesis de Roma.
O que aconteceu em 1518?
Há quase 500 anos, uma epidemia de dança tomou conta dos habitantes de uma cidade francesa. A “praga da dança de Estrasburgo”, como ficou conhecida, aconteceu durante o verão de 1518 e fez pessoas atravessarem noites dançando sem parar até a total exaustão ou até a morte.
Qual foi o primeiro surto da epidemia de dança?
- Historiadores acreditam que outros surtos da epidemia de dança tenham ocorrido em diferentes lugares e períodos da história. O primeiro do qual se tem notícia ocorreu em 1020, quando 18 pessoas começaram a dançar compulsivamente em torno de uma igreja em Bernburg, na Alemanha, durante as celebrações de Natal.
Qual foi o maior episódio da dança em Estrasburgo?
- O episódio de Estrasburgo foi o maior já registrado da dançomania, ou epidemia de dança, mas a praga bailarina não parou por aí. Não foi sequer a primeira vez em que um grupo de pessoas pode ter sido acometido por ela. Historiadores acreditam que outros surtos da epidemia de dança tenham ocorrido em diferentes lugares e períodos da história.
Será que a epidemia parou?
- A ideia se mostrou uma tragédia quando perceberam que mais pessoas se sentiam convidadas a se juntar aos dançarinos, aumentando a epidemia. Depois de quatro meses de dança ininterrupta e várias mortes, a epidemia parou de repente (da mesma forma que começou). E as pessoas retornaram a sua vida normal.
Quando começou a dançar compulsivamente?
- O primeiro do qual se tem notícia ocorreu em 1020, quando 18 pessoas começaram a dançar compulsivamente em torno de uma igreja em Bernburg, na Alemanha, durante as celebrações de Natal. Na época, a maldição foi atribuída a São Vito porque o santo era o considerado o protetor dos dançarinos e dos epiléticos.