O que se pode fazer para evitar o tétano?
O que se pode fazer para evitar o tétano?
O tétano é uma doença que pode ser evitada desde que alguns cuidados sejam observados: – manter o esquema de vacinação em dia. Crianças com até cinco anos de idade devem receber a vacina tríplice contra tétano e, a partir dessa idade, a vacina dupla (contra difteria e tétano).
Quais as possíveis complicações do tétano?
- Entre as possíveis complicações decorrentes do tétano estão: 1 Ossos frágeis e quebradiços, por causa dos espasmos 2 Disfunção muscular 3 Problemas de respiração, pneumonia e insuficiência cardíaca podem ser resultado dos espasmos causados pela infecção e pela falta de oxigenação no cérebro. ...
Qual o tratamento para tétano?
- Tratamento e Cuidados Tratamento de Tétano Não há cura para tétano, por isso o tratamento será focado na cicatrização da ferida por onde entraram os esporos da bactéria e no uso de medicamentos para tratar os sintomas.
Quem é a principal vítima do tétano?
- Animais domésticos são a principal vítima do tétano, especialmente depois de a humanidade ter desenvolvido as vacinas. Equinos, como cavalos, são especialmente vulneráveis à doença. Logo atrás estão os ovinos (ovelhas), caprinos (cabras) e bovinos. O tétano também pode afetar cães e gatos.
Qual o fator de risco da doença do tétano?
- A utilização de materiais perfurantes contaminados, como agulhas de tatuagem ou seringas, também transmite a doença, além de picadas de insetos infectados. Feridas abertas são o principal fator de risco. A bactéria do tétano pode estar em qualquer lugar, portanto qualquer ferida pode servir para ela entrar na corrente sanguínea.