Qual a causa do acidente da usina nuclear de Fukushima?
Qual a causa do acidente da usina nuclear de Fukushima?
Em 11 de março de 2011, um terremoto seguido de tsunami desencadeou o acidente nuclear de Fukushima. Premiê diz ainda ser "insuportável" pensar nas milhares de vítimas deixadas pela tragédia tripla.
O que aconteceu em Fukushima resumo?
O acidente ocorreu na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi em Ōkuma, na província de Fukushima, em 2011. ... O resfriamento insuficiente levou a três colapsos nucleares, explosões causadas pelo hidrogênio presente no ar e a liberação de material radioativo nas Unidades 1, 2 e 3, de 12 a 15 de março de 2011.
Como foi o desastre nuclear de Fukushima?
- A área tornou-se contaminada pela presença do material radioativo liberado sobre ela e tal exposição fez com que o local fosse irradiado continuamente. A Comissão de Investigação Independente do Acidente Nuclear de Fukushima considerou que o desastre nuclear foi "artificial" e que suas causas diretas eram todos previsíveis.
Qual a escala do acidente nuclear de Fukushima?
- O acidente nuclear de Fukushima foi classificado como nível 7 da escala INES pela Agência Internacional de Energia Atômica. O raio ao redor da usina nuclear foi estendido para evacuar a população para 20 km. O reator número três de Fukushima Daiichi sofreu uma explosão de hidrogênio.
Quais são os lançamentos radioativos de Fukushima?
- Foi sugerido que as medições mundiais de iodo-131 e de césio-137 indicaram que os lançamentos radioativos de Fukushima são da mesma ordem de grandeza que os lançamentos de isótopos do desastre de Chernobil em 1986; O governo de Tóquio recomendou que a água da torneira não deve ser usada temporariamente para preparar alimentos para crianças.
Será que o caso de Fukushima é vital para todo mundo?
- É o que os pesquisadores do IZA, o Instituto de Economia do Trabalho da Alemanha, declaram em um artigo, segundo o qual o caso de Fukushima inclui uma lição vital para governos de todo o mundo. O artigo é intitulado Cuidado com o Princípio da Precaução: Evidências do Acidente Nuclear de Fukushima Daiichi.