Quem fabricava a talidomida?
Índice
- Quem fabricava a talidomida?
- Quantas vítimas da talidomida no Brasil?
- Quando surgiu quais foram as indicações da talidomida atualmente para que é indicada?
- Quem precisa tomar talidomida?
- Quais são os casos de talidomida no Brasil?
- Por que a talidomida é perigosa?
- Quais os efeitos colaterais da talidomida?
- Por que a talidomida é proibida?
Quem fabricava a talidomida?
A talidomida é fruto desse contexto. Desenvolvida comercialmente pela companhia farmacêutica Chemie Grunenthal, da Alemanha Ocidental, alcançou grande sucesso a partir do final de 1957 como sonífero e antiemético, propriedades observadas nos testes realizados pela referida companhia.
Quantas vítimas da talidomida no Brasil?
Cerca de 1.500 casos foram registrados no país, segundo a Associação Brasileira dos Portadores da Síndrome da Talidomida.
Quando surgiu quais foram as indicações da talidomida atualmente para que é indicada?
A talidomida começou a ser comercializada no Brasil em 1958, e ao longo dos anos em que foi utilizada possuía quatro nomes comerciais: Sedalis®, Sedalis® 100, Sedin® e Slip®. Todos esses fármacos eram indicados nos distúrbios do sono e como tranqüilizantes (Sandanha, 1994; Oliveira et al., 1999).
Quem precisa tomar talidomida?
A Talidomida é indicada para pacientes com mieloma múltiplo refratário à quimioterapia convencional, sendo que o tratamento, somente poderá continuar após 3 meses, se houver comprovação laboratorial da remissão da doença.
Quais são os casos de talidomida no Brasil?
- No mesmo período de 2005-2010, cerca de 5,8 milhões de pílulas de talidomida foram distribuídas em todo o Brasil. "Nós tivemos cerca de cem casos nestes seis anos similares ao da síndrome da talidomida", explica Fernanda Vianna, outra pesquisadora da UFRGS participante do estudo.
Por que a talidomida é perigosa?
- Além disso, o perigo ainda existe porque a talidomida é um medicamento muito eficaz no combate a outras doenças, como a hanseníase. Por isso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC/Anvisa nº 11, de 22 de março de 2011, dispõe sobre o controle da substância e do medicamento Talidomida.
Quais os efeitos colaterais da talidomida?
- Entre os efeitos colaterais que a talidomida pode causar nos fetos estão: desenvolvimento incompleto ou defeituoso dos membros, malformação no coração (como a ausência de aurículas), intestino, útero e vesícula biliar; efeitos nos músculos dos olhos e da face, surdez, defeitos na tíbia e no fêmur, além de, como a imagem a seguir ...
Por que a talidomida é proibida?
- Os Estados Unidos foram poupados deste problema graças à atuação firme de ... A talidomida é um derivado do ácido glutâmico e estruturalmente contém dois anéis amida e um ... a talidomida, por força da Portaria nº 354, é proibida para mulheres em idade fértil em todo o território nacional. [11] A Lei nº 10.651, de 16 de ...