adplus-dvertising

O que é uma úlcera arterial?

Índice

O que é uma úlcera arterial?

O que é uma úlcera arterial?

As úlceras arteriais são lesões de pele originadas de problemas na circulação e geralmente surgem nos membros inferiores, necessitando de tratamento médico especializado. A circulação sanguínea tem a principal função de transportar o sangue pelo corpo humano, bombeando sangue e irrigando os demais órgãos.

O que causa a úlcera arterial?

As úlceras arteriais resultam da diminuição do fluxo pelas artérias perfurantes teciduais. As causas do fluxo sanguíneo arterial reduzido incluem doença vascular periférica devido à aterosclerose, doença macrovascular e microvascular devido a diabetes melito, vasculite e microtrombos.

Qual o tratamento para úlceras arteriais?

Tratamento complexo: Na maioria dos casos, a úlcera arterial é tratada facilmente, com medidas caseiras e acompanhamento médico. Já quando ela se agrava, pode ser necessário consultar um cirurgião vascular, para que seja feita uma revascularização em toda a área afetada, incluindo um acompanhamento com angiologistas.

O que é uma lesão arterial?

Lesões Arteriais A ferida se forma porque há obstrução das artérias, pois existe falta de sangue rico em oxigênio e nutrientes para irrigar os tecidos, resultando na morte celular e, por consequência, nas lesões.

Qual a diferença da ferida para úlcera?

As úlceras são lesões superficiais ou profundas na pele ou nas mucosas e são popularmente chamadas de feridas. Podem ter diversas causas, como hereditariedade, doenças pré-existentes e fatores de risco como sedentarismo e tabagismo.

Qual melhor curativo para úlcera arterial?

Posicione gazes de algodão sobre a membrana e enfaixe levemente a região com atadura de crepe. Esse curativo deve ser trocado diariamente ou sempre que estiver saturado (úmido). Para realizar a troca do curativo secundário, repita o procedimento de limpeza, sem retirar a Membracel da lesão.

O que é úlceras isquêmicas?

As úlceras isquêmicas são caracterizadas como feridas pequenas, circulares e profundas ocorrendo frequentemente nos pododáctilos, pé, calcâneo, e outras porções dos membros inferiores, podendo ser causadas por combinação de isquemia e pressão arterial sistêmica elevada (SILVIA et al., 2009).

Quais são as características das úlceras venosas?

De um modo geral, a úlcera venosa é uma ferida de forma irregular, superficial no início, mas podendo se tornar profunda, com bordas bem definidas e comumente com exsudato amarelado. A região predominante deste tipo de úlcera é a porção distal dos membros inferiores, mas principalmente, na região do maléolo medial.

Como tratar uma úlcera arterial?

  • O primeiro passo para tratar uma úlcera arterial é melhorar a circulação de sangue para o local, para aumentar a quantidade de oxigênio na ferida e facilitar a cicatrização. Para fazer isso, além de manter o tratamento da ferida com um enfermeiro, é importante ter algumas alterações no estilo de vida como: Não fumar;

Qual a diferença entre úlcera arterial e venosa?

  • Qual a diferença entre úlcera arterial e venosa. A principal diferença entre a úlcera arterial e a venosa é a sua causa, pois enquanto na arterial a ferida surge devido à falta de sangue arterial num local da perna, na úlcera venosa a ferida surge pelo acúmulo excessivo de sangue venoso na perna, que vai enfraquecendo os tecidos e a pele.

Qual a causa da úlcera?

  • A úlcera é uma ferida no estômago, que dói e agrava quando o suco gástrico entra em contato com o ferimento, pois esse líquido é ácido e provoca mais irritação e inflamação no local afetado.

Como prevenir úlceras vasculares?

  • Ao menor sinal de lesão ou corte, procure um profissional de saúde o mais breve possível. Outros cuidados são importantes para diminuir o risco de aparecimento de úlceras vasculares. São eles: praticar atividades físicas, não fumar, beber bastante água e manter uma dieta equilibrada.

Postagens relacionadas: