O que pode causar trombose na gravidez?
Índice
- O que pode causar trombose na gravidez?
- Estou grávida e com trombose?
- Quem tem trombose pode fazer parto normal?
- O que é trombose no parto?
- É normal sentir dormência nas mãos na gravidez?
- Quem já teve trombose venosa profunda pode engravidar?
- Como Prevenir a trombose na gestação?
- Qual a trombose mais comum na gravidez?
- Quais são as principais causas da trombose?
- Como aumentar a incidência de trombose venosa na gravidez?

O que pode causar trombose na gravidez?
O tipo de trombose mais comum na gravidez é a trombose venosa profunda (TVP) que ocorre nas pernas. Isso acontece, não só por causa das mudanças hormonais da gravidez, mas também devido à compressão do útero na região pélvica, que dificulta a circulação de sangue nas pernas.
Estou grávida e com trombose?
A trombose gestacional pode ser resultado de alterações na circulação sanguínea, principalmente nos membros inferiores causada pelo crescimento do útero. A condição pode ocorrer durante qualquer período da gravidez, incluindo os três primeiros meses e o puerpério (período pós parto).
Quem tem trombose pode fazer parto normal?
Se diagnosticada antes da gravidez, a trombofilia pode ser tratada com anticoagulante e não impede o parto normal. Mas é preciso monitorar e suspender o anticoagulante um tempinho antes do parto - e o tratamento é o mesmo, independentemente da época em que foi feito o diagnóstico.
O que é trombose no parto?
(Coágulos sanguíneos após o parto) Esse bloqueio é chamado de embolia pulmonar. Também é possível ocorrer a formação de coágulos sanguíneos nas veias logo abaixo da superfície da pele das pernas. Este distúrbio é denominado trombose venosa superficial (tromboflebite superficial).
É normal sentir dormência nas mãos na gravidez?
Já durante a gravidez algumas pacientes podem sentir dor e dormência nas mãos. Considerada comum, essa dormência atinge cerca de uma em cada quatro grávidas, e é resultado da pressão no túnel do carpo causada pela retenção de líquidos e inchaço no período gestacional.
Quem já teve trombose venosa profunda pode engravidar?
Sim, quem já teve trombose pode engravidar. No entanto, alguns cuidados são necessários para diminuir o risco de complicações.
Como Prevenir a trombose na gestação?
- Isso porque durante o nascimento do bebê, as veias da região abdominal podem sofrer lesões, que podem resultar em novos coágulos. Vale destacar que a trombose é um pouco mais comum no puerpério do que na gestação, então a atenção deve ser redobrada nesta fase.
Qual a trombose mais comum na gravidez?
- O tipo de trombose mais comum na gravidez é a trombose venosa profunda (TVP) que ocorre nas pernas. Isso acontece, não só por causa das mudanças hormonais da gravidez, mas também devido à compressão do útero na região pélvica, que dificulta a circulação de sangue nas pernas.
Quais são as principais causas da trombose?
- As principais causas da trombose são: história prévia de trombose venosa. IMPORTANTE: Grávidas e pessoas com imobilização prolongada (paralisias, infarto agudo do miocárdio, viagens aéreas longas) também são estão mais suscetíveis à trombose.
Como aumentar a incidência de trombose venosa na gravidez?
- Apesar de não ser comum, a incidência aumenta na gravidez, principalmente em mulheres que têm predisposição genética, estão acima do peso ou já tiveram o problema anteriormente. Um estudo publicado no renomado periódico americano The Lancet constatou a incidência de trombose venosa profunda em até duas mulheres a cada mil gestações.